Relatório de estágio alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
DIRETORIA ACADÊMICA
PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ALFABETIZAÇÃO

Doraci de Fátima Marinho Rodrigues
Tutora: Maria Luiza Penna Alberti
Profª Me. Luciana Rocha de Luca Dalla Valle

ITARARÉ2007

INTRODUÇÃO

Esse estágio foi realizado no âmbito das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos principais do estágio são:
• Refletir criticamente sobre a importância da ética e compromisso no trato com as pessoas, em especial com crianças pequenas;
Através da observação e análise, podemos ter noção do quanto às crianças se interessam pelas aulas, desde que sejam bemelaboradas e diferenciadas e que cabe ao professor saber respeitar as diferenças e os limites de cada um, além de valorizar o lado humano dos alunos, pois existem profissionais que pensam somente no lado acadêmico dos educandos, e se esquecem do afetivo, se esquecem que são apenas crianças e que precisam muito do professor, pois muitas vezes são carentes de afeto e esperam ter no educador um portoseguro de equilíbrio e controle.

• Conhecer e utilizar instrumentos necessários à boa prática da docência;
Realizando o estágio podemos conhecer formas diversificadas para se trabalhar com as crianças, como: novas metodologias, projetos que realmente funcionam, e também novas formas de avaliar nossos alunos, uma vez que devemos evitar rótulos, e devemos sempre usar a avaliação apenascomo um instrumento de saber como está o desempenho do meu aluno e o meu próprio como docente, além de ser uma exigência do sistema educacional. Segundo HOFFMANN (1993) “a avaliação mediadora exige observação individual de cada aluno, atenta ao seu momento no processo de construção do conhecimento”. Portanto, o professor não deve avaliar o aluno por atividades estanques, mas precisa levar emconta todo o processo ensino-aprendizagem e levar em consideração todo e qualquer avanço obtido pelo aluno, por menor que seja.

• Levar o acadêmico a conhecer seu futuro campo de trabalho;
O estágio propicia ao acadêmico um contato direto com a realidade escolar, e com os alunos, e o leva a se indagar o que está fazendo ali, e aí vem profunda reflexão sobre o seu futuro e se é realmenteisso que ele quer. Feita essa análise reflexiva inicial, o acadêmico passa a comparar mentalmente a prática docente observado com o que tem aprendido na teoria, portanto consideramos o estágio uma atividade muito enriquecedora à nossa formação profissional.
• Garantir a compreensão teórica das condições concretas e históricas em que se realiza a ação prática;
Nesse aspecto entra apráxis pedagógica (ação-reflexão-ação), onde aprendemos na teoria e o praticamos na prática. Isso facilita a assimilação dos conteúdos trabalhados.
• Instrumentalizar o acadêmico para que se qualifique à inserção no mundo do trabalho;
• Ampliar e aprofundar a compreensão de que os profissionais que atuam na área educacional devem perseguir para a consecução de sua finalidade histórica e desua especificidade;
• Possibilitar ao acadêmico a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade;
• Propiciar vivências para a aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teórico-metodológicos, na elaboração, organização eavaliação de projetos pedagógicos alternativos.

2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

O estágio foi realizado na Escola Municipal Professora Maria Olívia de Mello, que é uma Instituição integrante do Sistema Municipal de Educação do Município de Itararé – SP, e é oferecido à comunidade, o ensino gratuito na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Existem alguns projetos que são...
tracking img