Introdução :

A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo denecessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a escoladirecionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados.
A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizadopelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais édo que garantir o direito de todos à educação - e assim diz a Constituição !
Inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio,do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem outras resistências, senão aquelas que dão brilho e vigor ao debate dasnovidades.
Neste relatório tenho como objetivo mostrar um pouco sobre as escolas de inclusão e especializada em que estagiei ; o convívio diário das crianças especiais com os alunos e profissionais daescola em geral .
Também relatarei os pontos positivos e negativos que vi em cada escola , baseados nas leis educacionais .

Educação especial –

Condições físicas da escola –
Analisar o espaçoescolar é um fator importante para que se possa compreender sua relação com a aprendizagem. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num aluno um quadro mental de abandono ou dedesvalorização da educação pelo Estado e até mesmo pela sociedade. De acordo com Vital Didonet,
O espaço da escola não é apenas um 'continente', um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 09). Relatório de educação especial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Especial/71861.html

MLA

"Relatório de educação especial" TrabalhosFeitos.com. 09 2011. 2011. 09 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Especial/71861.html>.

MLA 7

"Relatório de educação especial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2011. Web. 09 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Especial/71861.html>.

CHICAGO

"Relatório de educação especial." TrabalhosFeitos.com. 09, 2011. Acessado 09, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Especial/71861.html.