Relatório de conclusão de curso de instrutor de transito

CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO-CEERSEMA
MANTEDORA DA FACULDADE TEOFILO PEDAGOGIA DO MARANHÃO-FTM
(SEMINÁRIO MAIOR) POLO: MORRO DO CHAPÉU-PI)

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO

ANTONIA GONÇALA DE ARAÚJO PENA

MORRO DO CHAPÉU DO PIAUÍ
2010
ANTONIA GONÇALA DE ARAÚJO PENA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO

Monografia apresentada aoCentro Ecumênico de Estudo Religioso Superior Do Estado do Maranhão por obtenção do titulo de graduação em Pedagogia cristã. sob a orientação da professora especialista

MORRO DO CHAPÉU DO PIAUÍ
2010
ANTONIA GONÇALA DE ARAÚJO PENA

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada ao Centro Ecumênico de Estudo Religioso Superior Do Estado do Maranhão por obtenção do titulo degraduação em Pedagogia cristã.

Monografia aprovada em: _____/_____/_________.

Banca Examinadora

____________________________________________________________
Professora Orientadora

____________________________________________________________
1º Examinador(a)

____________________________________________________________
2º Examinador(a)

Dedico esse trabalho a minha filha (Indryd), a minhafamília, as minhas amigas e a professora Dorotéia.


Agradeço a Deus por ter me dado força para seguir quando estava prestes a desistir, obrigado Deus por mais essa oportunidade. Agradeço também às pessoas que sempre contribuíram para que eu chegasse aonde cheguei.

“Ninguém pode ser um caderno vazio, todos nascem para contribuir e transformar a historia.”
PauloFreire

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar se o planejamento é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor. O planejamento começou a ser utilizado pelas empresas para dar-lhes um novo significado em suas organizações e o mesmo aconteceu com as escolas, embora a principio o planejamento tenha sido recebido como um facilitador e sim um regulador das açõespedagógicas em virtude do regente da época. Atualmente isto não acontece, o planejamento é utilizado para organizar a ação educativa uma vez que permite que se levante o questionamento do tipo de cidadão que se pretende formar, deixando, assim, de ser um simples regulador para se tornar ato político-filosófico cientifico e técnico. É um trabalho presente que prepara para o futuro visando atransformação da sociedade. Por isso o planejamento deve ter como ponto de partida o homem como realidade primeira e fundamental e a sociedade constituída de homens, caracterizada por toda uma problemática social. O planejamento deve refletir sobre os princípios educacionais que são capazes de orientar o homem, sendo este entendido como ser que constitui e dá sentido ao universo. Deve também refletir sobreque tipo de educação é necessário para a integração e desenvolvimento do homem e da sociedade.

Palavras chave: Planejamento. Professor. Ação Educativa. Organização.

ABSTRACT

This study aims to examine whether the planning is really important in the organization of the pedagogic teacher. The planning began to be used by companies to give them a new meaning in their organizations andthe same happened with the schools, although the planning principle has been received as a facilitator but a regulator of pedagogical actions under the ruler at the time. Currently this does not happen, planning is used to organize educational activities since it allows for the questioning that arises from the kind of citizen who intends to form, thus leaving it to be a single regulator to become apolitical act, philosophical and scientific technician. This is a work that prepares for the future aimed at transforming society. So planning must take as its starting point man as the first and fundamental reality and society consists of men, all characterized by a social problem. Planning should reflect on the educational principles that are capable of directing man, understood to be...
tracking img