relatório de como fazer ponte de palito de picolé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Construção da Ponte de Palitos de Picolé utilizando Treliças.




Enoch batista de jesus

Resumo
O trabalho se baseia na construção de uma ponte feita de palitos de picolé que usou um sistema de montagens denominado treliças foram feitas pesquisas, cálculos que possibilitassem obter bons resultados, pois a ponte tem um peso a ser suportado, portanto o material a ser escolhido para amontagem do mesmo foi fundamental, juntamente com os cálculos feitos.
Palavras Chave: Engenharia Civil. Ponte. Treliça. Cálculos.
Introdução
“Sem dúvida que em muitos aspectos a história da construção de pontes é a história da civilização. Através dela podemos medir uma parte importante do progresso de um povo.” (Franklin D. Roosevelt).

O desenvolvimento do projeto da ponte, ensinou váriosconceitos chave sobre treliças e cuidados estruturais que deverão estar presentes quando desenhar uma ponte por conta própria, algumas técnicas de construção especiais apropriadas para o tipo de material, trabalhar com confiança, sabendo que sua ponte irá suportar a carga estabelecida com sucesso, desde que se construa a estrutura cautelosamente foi possível verificar sobre os desafiosenfrentados pelos construtores de verdade, os quais muitas vezes são requisitados para construírem estruturas que foram projetadas por outras pessoas.

A treliças tem uma estrutura composta de membros conectados com a finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada. Os membros são os componentes que suportam a carga da estrutura. Na maioria das treliças, os membros sãodispostos em triângulos interconectados, como mostrado na figura a seguir. Devido a sua configuração, os membros da treliça estão sujeitos a tração e compressão por parte da carga, pelo fato de as treliças serem bastante resistentes e terem um peso proporcionalmente pequeno. Hoje em dia o uso de treliças se estende a construções de tetos, torres, guindastes de construção e diversas outras máquinas eestruturas, mostradas nas figuras 01, 02 e 03 abaixo.




Figura 01 – Torre Eiffel em paris




Figura 02 – Teto de mateira.


Figura 03- Guindaste.


Objetivo

Construção da ponte de treliça utilizando palitos de picolé e cola. Quando terminada a etapa de construção, iremos testar a ponte para determinar se realmente atende as especificações doprojeto, suportando a carga previamente estabelecida.

Ponte de palitos de picolé com estrutura de treliça
- O que é treliça?
As treliças ou “sistemas triangulados” são estruturas formadas por elementos rígidos, aos quais se dá o nome de barras. Estes elementos encontram-se ligados entre si por articulações/nós que se consideram, no cálculo estrutural, perfeitas (isto é, sem qualquer consideraçãode atrito ou outras forças que impedem a livre rotação das barras em relação ao nó). Nas treliças as cargas são aplicadas somente nos nós, não havendo qualquer transmissão de momento flector entre os seus elementos, ficando assim as barras sujeitas apenas a esforços normais/axiais/uniaxias (alinhados segundo o eixo da barra) de tracção ou compressão. (PINHAL; 2009)
1.2 - Sistemas triangulados:Por que o triangulo é estável?
Através de princípios da lei dos senos, é possível verificar que o triangulo é a única forma poliédrica que não pode alterar sua forma sem igualmente alterar o comprimento dos seus lados. Portanto, um ponto rígido formado por um triangulo não sofrerá qualquer deslocamento por ação do seu peso ou por ação de outras forças exteriores, ao contrário do que acontece comoutras formas geométricas.

Construção da Ponte

- Métodos
Foi feito o uso de um programa desenvolvido pela puc-rio, cujo nome é ftool. Optamos em utilizar o arco junto com as treliças da parte inferior para dar mais resistência.
Fizemos o desenho da ponte no programa e aplicamos uma força em seu meio.
Assim o programa nos forneceu quais reações às barras sofriam se eram compressão ou...
tracking img