Relatório de classificação das reações químicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD CURSO DE NUTRIÇÃO

THAIZ MARINHO DE OLIVEIRA RODRIGUES

PROPRIEDADE DOS ÁLCOOIS

Natal / RN 2010

2

THAIZ MARINHO DE OLIVEIRA RODRIGUES

PROPRIEDADE DOS ÁLCOOIS

Trabalho da Disciplina de Fundamentos da Química, do Curso de Nutrição, como critério avaliativo da Unidade. Orientador: Prof. Cypriano Galvão.

NATAL/RN2010

3

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4 2. OBJETIVO....................................................................................................…........4 3. METODOLOGIA.......................................................................................................5 4.CONCLUSÃO...........................................................................................................8 5. REFERÊNCIAS........................................................................................................9 Apêndice.....................................................................................................................10

4

1. INTRODUÇÃO

Os álcoois sãocompostos orgânicos que possuem o grupo funcional hidroxila (-OH) ligado a um ou mais carbonos saturados. Também por causa da hidroxila, as moléculas dos álcoois são polares, apresentando comportamento muito diferente dos hidrocarbonetos. A nomenclatura dos álcoois é realizada trocando-se o final do nome do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo -ol. A classificação dos álcoois depende da posição dahidroxila:  Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH. Os álcoois primários são facilmente oxidados.  Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH. Os álcoois secundários são oxidados a cetonas pelos mesmos reagentes que oxidam osálcoois primários:  Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH. A presença da hidroxila confere aos álcoois uma alta reatividade. Algumas propriedades químicas dos álcoois, como o caráter ácido, permitem a reação com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.

2. OBJETIVO

O objetivo da aula prática no laboratório dequímica, da disciplina de Fundamentos da Química, foi o de observação das reações primárias, secundárias e terciárias de compostos carboxílicos.

5

3. METODOLOGIA

Inicialmente o professor Cypriano Galvão orientou o grupo quanto aos procedimentos a serem realizados. Ao total foram três tópicos experimentais e seis experimentos realizados que expuseram os diferentes tipos de reações de algunsálcoois. No laboratório de química havia em cima de cada bancada os materiais necessários para os procedimentos.

3.1. Materiais utilizados  Pinça metálica;  Tubos de ensaio;  Pipetas graduadas;  Pipetador;  Pegador de madeira;  Fragmento de sódio metálico;  Solução de etanol P.A.;  Solução sulfocronica;  Solução de T-butílico;  Solução de N-butílico;  Solução de S-butílico;  Sulfeto decarbono;  Lentilha de KOH.

E de acordo com cada experimento, identificamos os tubos de ensaio com as seguintes inscrições: “a” para o primeiro procedimento; “b1”, “b2”, “b3” e “b4” para os experimentos do segundo procedimento; “c” para o tubo de ensaio do terceiro procedimento.

6

3.2. Procedimentos realizados

3.2.1. Procedimento I

O propósito do primeiro experimento foi o dereconhecimento da cadeia em primaria, secundária e terciária. Através da determinação de hidrogênio ativo pelo sódio metálico. Foi colocado 1ml de etanol no tubo de ensaio escrito com a letra “a”, com o auxilio de uma pipeta graduada. E com o auxilio de uma pinça metálica foi adicionado a esse tubo um fragmento de sódio metálico. Observou-se que houve uma reação instantânea, ou seja, reação...
tracking img