Relatório de bioquímica -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Campinas
Faculdade de Engenharia de Alimentos

TA514 – Bioquímica de alimentos

Profª Gabriela

Relatório da nona aula prática:
Efeito da Concentração de Substrato
na Velocidade da Reação da Invertase de
Saccharomyces cerevisae.

Grupo 03:Karina Lourenço RA: 081831
Nathália Malena RA: 082393
Ricardo Figueiredo RA: 073678

Campinas, 25 de Maio de 2010

1. Introdução

As enzimas são moléculas protéicas que atuam como catalisadores biológicos de alta especificidade convertendo moléculas de substratos em novas substâncias sobcondições favoráveis de pH, temperatura, concentração do substrato, etc. Há muitos anos, foi observado experimentalmente que para uma determinada concentração de enzima, o aumento da concentração de substrato causa um aumento gradual na velocidade inicial da reação catalisada. Verificou-se que a mesma aumenta até que tende a atingir um patamar. A partir daí, ela não se modifica muito, mesmo quesejam adicionadas quantidades crescentes de substrato. Essa situação é considerada como estando se aproximando da velocidade máxima da reação, uma situação em que todas as enzimas estão com substratos ligados em seus sítios ativos, formando o complexo. (BIANCONI, 2006)

Dentre os microrganismos capazes de produzir enzimas encontra-se a levedura Saccharomyces cerevisiae, popularmenteconhecida como fermento de panificação, que fornece a enzima invertase que é capaz de hidrolisar a sacarose para produzir o açúcar invertido (mistura equimolar de glicose e frutose), o qual possui importante aplicação na indústria de alimentos. Isso porque a frutose é mais doce que a sacarose (cerca de 40%), evita reação de caramelização e não cristaliza tão facilmente, melhorando a textura de doces esorvetes, por exemplo. Além disso, verifica-se seu uso para panificação, fabricação de bolachas, biscoitos, gomas e glacês. A reação de inversão da sacarose segue. (SPOHR, 2003)

C12H22O11 (sacarose) + H2O (água) = C6H12O6 (glicose) + C6H12O6 (frutose)

As enzimas invertases, também denominadas (-frutofuranosidase, têm sido bastante estudadas, e são conhecidos outros microorganismoscapazes de produzi-las, como a levedura Schwanniomyces occidentali e os fungos Aureobasidium sp. e Aspergillus niger. Apesar de poucos estudos terem sido realizados até o momento com fungos do gênero Alternaria sp para a produção de invertase, o mesmo não pode ser dito com relação ao gênero Aspergillus niger. A invertase proveniente desse fungo tem conhecida aplicação na produção defrutooligossacarídeos a partir de sacarose, Esses importantes oligossacarídeos, por sua vez, apresentam aplicações nas indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêuticos e produtos para diabéticos e já são estudados até mesmo como alimentos funcionais. (SANGALETTI et al., 2001)

2. Objetivo
Determinar o valor de Km e a velocidade máxima da Invertase de Saccharomyces cerevisae.

3. Materiais e Métodos3.1 Materiais
▪ Substrato: Sacarose 10mg/mL em tampão acetato 0,05 Mol/L M pH5,0.
▪ Enzima: Beta frutofuranosidase ou invertase comercial de S. cerevisiae. ( Fluka, ref 655230) ( Solução de invertase = 0,5 x 10-3 mg/mL.
▪ Reagentes de Somogyi Nelson: SNI e SNII.

3.2 Procedimentos
1. Preparou-se 4 mL de soluções de substrato(sacarose) dediferentes concentrações a partir da solução de sacarose 10 mg/mL. Essas soluções devem ser preparadas com tampão acetato, 0,05 Mol/L, pH 5,0. As concentrações estão descritas na tabela a seguir:

Tabela1. Preparo de soluções de substrato
|Tubo |Conc. de sacarose S (mg/mL) |Volume Solução Sacarose (mL) |Volume de Solução Tampão (mL) |
|1 |1...
tracking img