Relatório de aula pratica - titulação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS – X PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

IVAN MALAQUIAS D NASCIMENTO JEFFERSON PENALVA CÉO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRATICA - TITULAÇÃO

TEIXEIRA DE FREITAS 2013

IVAN MALAQUIAS DO NASCIMENTO JEFFERSON PENALVA CÉO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRATICA - TITULAÇÃO

Trabalhosolicitado pelo Professor - Formador Dr. Fábio Alan Carqueja Amorim, aos acadêmicos, do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela UNEB – Universidade do Estão da Bahia como requisito avaliativo referente à disciplina de Química Analítica II.

TEIXEIRA DE FREITAS 2013

1 INTRODUÇÃO A técnica da Titulação ácido-base é uma das mais comuns para a análise quantitativa de diversoscomponentes. Ela consiste em usar uma reação imediata da qual a estequiometria substância. é conhecida para se conhecer a quantidade de uma

Os ácidos orgânicos contidos nos alimentos influenciam muito da aceitação de um determinado alimento, já que modificam suas propriedades sensoriais. A acidez de um alimento também pode ser um indicativo de deterioração do produto e consequentemente da qualidade.

Éimportante saber o teor de acidez de um determinado alimento por que ela é importante na manutenção do equilíbrio ácido – base no organismo. Já o pH funciona como um indicativo de atividade microbiana, enzimática e do grau de maturação de alguns frutos.

O Brasil é o maior produtor mundial de frutas cítricas, sendo a laranja, a tangerina e a lima ácida as mais produzidas, seu suco é um produtolargamente consumido tanto no mercado nacional como internacional o que se justifica pelo baixo custo de produção, ótima aceitabilidade e disponibilidade ao público e o conhecimento das propriedades nutricionais das frutas e dos sucos naturais. DANIELLI (2009)

2 TEMA

Titulação de suco natural de Limão, Graviola e Leite.

3 OBJETIVOS GERAL

Desenvolver nos discentes a criatividade asensibilidade, o espírito critico a capacidade responder aos novos ritmos e processo, alem de construir ativamente e efetivamente analises e sínteses para melhoria no contexto social. A química tem como meta orientar e preparar o educando proporcionando habilidades básicas da cidadania com informações do conteúdo teóricos relacionados a praticas possibilitando maior participação efetiva nasociedade, formando cidadão pensante e formador de opinião capaz de entender os recursos que conduzam a diferentes situações.

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 Materiais  Tubos de ensaio;  Água destilada;  Béqueres;  Suco natural de limão;  Suco natural de graviola;  Leite;  Vinagre  Fenolftaleína;  Bureta;  Suporte Universal;  balão de Erlenmeyer;  pipeta;  pipeta eletrônica.

4.2 MÉTODOSEm uma bureta coloca-se a base 0,10 mol/L junto a um suporte (chamado suporte universal) e sob ela um erlenmeyercontendo a solução de ácido de concentração desconhecida com algumas gotas de fenolftaleína (indicador, irá auxiliar para identificação do ponto de viragem ou neutralização). Abrindo a torneira da bureta (de modo que fique um gotejamento) e com agitação permanente do erlenmeyer atéque o ácido mude a sua coloração para avermelhada indicando a neutralização, após isso anota-se o valor gasto de base e através da formula calcula-se o valor da concentração do ácido.

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5.1 Amostra 1 – Vinagre Determinar o teor de acidez no vinagre o Preparo da solução-amostra de vinagre: Pipetar 25,00 mL de vinagre para um balão volumétrico de 250,0 mL. Completar ovolume com água destilada e homogeneizar. o Transferir quantitativamente 10 mL da solução-amostra para erlenmeyer de 125 mL. Adicionar ± 20 mL de água destilada e agitar levemente. o Preencher uma bureta de 25 mL com solução de NaOH 0,1 mol L -1 padronizado, zerando-a em seguida. o Adicionar 3 gotas de solução do indicador fenolftaleína na solução-amostra e titular com a solução de NaOH 0,1 mol L-1...
tracking img