Relatório de aula prática de química analítica qualitativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Técnico da Faculdade de Pindamonhangaba
de 30/03/2007, publicada no D.O.P.E.SP. em 31/03/2007.
Credenciado pela Portaria do Dirigente Regional de Pindamonhangaba





QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA











RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA.PINDAMONHANGABA /SP
17/10/2011


Colégio Técnico da Faculdade de Pindamonhangaba
Credenciado pela Portaria do Dirigente Regional de Pindamonhangaba
de 30/03/2007, publicada no D.O.P.E.SP. em 31/03/2007.









RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Reações de Identificação e Separação dos Cátions do Grupo III: Fe3+, AL3+,Co2+e Zn2+ .




Alunos:



Este relatório tem como por objetivo atender aos requisitos da disciplina de Química Analítica Qualitativasob orientação da professora Alessandra M. Nerozi Aguiar cuja aula foi ministrada na Faculdade de Pindamonhangaba.





PINDAMONHANGABA /SP
17/10/2011


Colégio Técnico da Faculdade de Pindamonhangaba
de 30/03/2007, publicada no D.O.P.E.SP. em 31/03/2007.Credenciado pela Portaria do Dirigente Regional de Pindamonhangaba










Sumário.


1. Objetivo.
2. Fundamentos Teóricos.
3. Materiais e Reagentes.
4. Procedimento Experimental de Identificação.
5. Procedimento Experimental de Separação.
6. Conclusão.
7. Referências.
8. Questionário.

















PINDAMONHANGABA /SP17/10/2011

OBJETIVO
Adquirir habilidades em procedimentos laboratoriais, e adquirir conhecimentos das metodologia qualitativas para identificação e separação dos cátions do grupo III.



FUNDAMENTOS TEÓRICOS

O grupo III, também chamado do sulfeto de amônio, compôe-se de íons de sete metais (Fe3+, Al3+, Co2+, Zn2+, Cr3+, Ni2+, Mn2+) que são precipitados como hidróxidos ou sulfetosnuma solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2S.
Para assegurar uma separação adequada dos cátions do grupo III, quando se faz a análise de uma amostra desconhecida, deve-se evitar a precipitação de cátions do grupo II (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+). Destes íons, somente o Mg2+ pode precipitar como hidróxido em presença de NH4OH, mas o NH4Cl impede essa precipitação: a alta concentração deíons NH4+, devido ao efeito do íon comum, reduz a concentração de íons OH- de tal modo que o coeficiente de solubilidade(Kps) do Mg(OH)2 não seja atingido.
Esses elementos, com exceção do alumínio, são elementos de transição e por essa razão pode-se esperar que suas propriedades sejam aquelas de elementos que tenha uma camada interna de elétrons incompleta, isto é, valência variável, íonscoloridos e uma forte tendência para formar íons complexos.
O alumínio não é um metal de transição, mas o íon Al3+ tem muitas propriedades semelhantes às do íon Fe3+, o que pode ser explicado pelo fato destes íons terem a mesma carga e raios atômicos aproximadamente iguais. Os hidróxidos de zinco e alumínio são anfóteros.

PROPRIEDADES DOS CÁTIONS DO GRUPO III

Cobalto: O cobalto formacompostos no estado de oxidação +2 (cobaltoso) e 3+(cobaltico). No estado 2+ ele forma sais simples estáveis e no estado+3 forma sais complexos estáveis. Seus sais são coloridos, sendo que os cobaltosos são de cor avermelhada ou azul, dependendo do grau de hidratação e de outros fatores. Os íons complexos cobalticos apresentam uma grande variedade de cor.
Alumínio: O alumínio forma compostos...
tracking img