Universidade Paulista - UNIP
ENGENHARIA

Atrito



Relatório de Física
Resumo:
A realização do experimento de força de atrito estático e dinâmico é feito com massas e superfícies, ondeencontramos os valores da força de atrito estático e dinâmico entre um corpo e uma superfície através da utilização de um dinamômetro, que logo após foram transformados em Newton, com a finalidade deencontrar a força normal.
Introdução
A força de atrito é a relação de contato entre duas superfícies que estejam em contato, o atrito se dá pela força natural que atua sobre os corpos quando estão emcontato com outros corpos, o que cria pontos de aderência entre os corpos, sendo que, quanto maior for a força Normal (reação de uma superfície em relação a força peso da outra), maior será a força deatrito.
Figura [ 1 ]
Em uma superfície muito rugosa a força de atrito tende a ser maior por ter muitos pontos de aderência entre os corpos. (Figura 1)
Podemos matematicamente calcular essa força apartir da seguinte equação.

Onde  (Mi= palavra de origem grega) é o coeficiente de atrito (definido de acordo com a rugosidade da superfície do corpo sobre ela) e a FN (força normal) é a forçarde reação da superfície em relação ao peso do corpo sobre ela. Podemos ver melhor essa relação esboçada na figura 2.

Figura [ 2 ]
Objetivo:
O objetivo desta experiência é encontrar a forçanecessária para definir as forças de atrito estático, que é a força máxima de reação exercida pela superfície de um corpo que impede que o outro se deslize. Também estudamos a força de atrito dinâmica queé a força necessária para o movimento de uma massa sobre uma superfície “vencendo” a força de atrito estática

Materiais:
Balança (Figura 3).

Figura [ 3 ]
Massas (Figura 4).

Figura [ 4 ]Bloco de madeira (Figura 5).

Figura [ 5 ]
Dinamômetro (Figura 6).

Figura [ 6 ]
Descrição:
Primeiramente realizamos a pesagem das massas e do bloco, após este procedimento montamos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Relatório de atrito. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Atrito/433224.html

MLA

"Relatório de atrito" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Atrito/433224.html>.

MLA 7

"Relatório de atrito." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Atrito/433224.html>.

CHICAGO

"Relatório de atrito." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Atrito/433224.html.