Relatório de análise instrumental: fosfato em refrigerante.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE ANÁLISE INSTRUMENTAL
AULA PRÁTICA: FOSFATO EM REFRIGERANTE.

1 – Introdução

A phmetria é a análise da acidez ou basicidade de uma solução ou líquido qualquer. Tal característica ácida ou básica é indicada pelos valores de pH obtidos na análise. O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida, neutra, ou básica/alcalina. Matematicamente, o "p" equivale aosimétrico do logaritmo de base 10 da atividade dos íons a que se refere. Para íons H+: pH= -log [H+]
Nessa Prática, a leitura de pH foi feita usando um Phmetro eletrônico, onde o aparelho é calibrado de acordo com os valores de cada solução de calibração. A leitura do aparelho é feita em função da leitura de milivolts ou pH que o eletrodo gera quando submerso na amostra.
Os métodos empregados naanalise potenciométrica baseiam-se na medida da força eletromotriz de uma pilha ou célula galvânica constituída pela associação de dois eletrodos: um de referência e outro indicador. Sendo assim, a potenciometria é uma aplicação analítica direta da equação de Nernst, medindo-se os potenciais de eletrodos não polarizados em condição nula de corrente elétrica. Onde a lei de Nernst é:
E = Eo -RT/nF. ln ared /aox
Essa equação fornece uma reação simples entre o potencial relativo de um eletrodo e a concentração das espécies iônicas correspondentes em solução.
O eletrodo que está em contato com a solução de concentração desconhecida que se quer medir, é chamado de eletrodo indicador. O eletrodo que está em contato com a solução de concentração conhecida é chamado de eletrodo de referência.O eletrodo indicador usualmente é colocado no pólo positivo do voltímetro. O eletrodo de referência, que terá que ter sempre um potencial conhecido para que a equação tenha solução, é usualmente colocado no pólo negativo do voltímetro. Todas as medições potenciométricas podem ser resumidas então na equação abaixo:
ΔElido = Eindicador – Ereferência
Deve-se deixar bem claro que a equação deNernst é um modelo teórico e, como todo modelo, tem suas limitações.
Os eletrodos mais utilizados na potenciometria são:
Eletrodos de Referência
Internacionalmente usa-se como referência o eletrodo padrão de hidrogênio (E.P.H). Porém dificuldades na preparação e uso do E.P.H fazem com que sejam preferidos outros eletrodos, chamados de eletrodos de referência secundários, que são mais práticos parauso. Os mais utilizados são o de calomelano e o de prata/cloreto de prata.
O eletrodo de calomelano
A meia célula é dada por:
Hg(s)½Hg2Cl2(s) , KCl (x mol L-1)½
E o potencial para esse eletrodo é dado pela reação:
Hg2Cl2(s) + 2e- D 2Hg(l) + 2Cl-(aq) Eº = 0,2676 V
O eletrodo de prata/cloreto de prata
A meia célula é dada por:
Ag(s)½AgCl(s), KCl (x mol L-1)
E o potencial paraesse eletrodo é dado pela reação:
AgCl(s) + e- D Ag(s) + Cl-(aq) Eº = 0,222 V
Eletrodos Indicadores
Os eletrodos indicadores, ou seletivos, têm a capacidade de desenvolver um potencial elétrico proporcional ao logaritmo da atividade de uma espécie iônica, mesmo na presença de outros íons. Esse é o caso ideal e a seletividade de um eletrodo vai depender de sua própria estrutura econstituição. Vários são os tipos de eletrodos indicadores como podemos ver a seguir.
Eletrodos Metálicos: o potencial surge da tendência de ocorrer uma reação de oxidação/redução na superfície do eletrodo. Os eletrodos podem ser:
1 Eletrodo de 1ª Classe
2 Eletrodo de 2ª Classe
3 Eletrodo de 3ª Classe
1 Eletrodo de Oxiredução
Eletrodo de Membrana: o potencial observado sedesenvolve através de uma membrana que separa a solução do analito da solução de referência. Os eletrodos são:
1 Eletrodo de Membrana Cristalino
1 Eletrodo de Membrana não Cristalino
2 Eletrodo de Membrana líquida
2 Eletrodo de Vidro: constituído de vidro a base de silicatos (eletrodo de íon seletivo para H+ e Na+). Este eletrodo apresenta as vantagens de ser de fácil manuseio, atingir...
tracking img