Relatório de análise experimental do comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RAZÃO FIXA (FR) E RAZÃO VARIÁVEL (VR) DE UM RATO ALBINO.

Déborah Camila Lazzarini Sanches
Igor Storck

Departamento de Psicologia Universidade Federal do Paraná

Análise do Comportamento
Relatório Nº 1
Gaiola Nº 9
16 de maio de 2008
Turma A

RESUMO

Pretendeu-se, através do relatório apresentado e das práticas efetuadas a verificação do comportamento emitido pelo sujeitolaboratorial diante dos esquemas de reforçamento intermitente. Os experimentos realizados em laboratório se propuseram à verificação de respostas (pressões à barra) em dois diferentes tipos de reforçamento intermitente: razão fixa e variável. No esquema de razão fixa, as freqüências de respostas exigidas para liberação do reforçamento foram: FR 2, FR 4, FR 6. FR 8. FR 10. Já no esquema de razão variável,as respostas de pressões à barra foram: 5, 14, 11, 7, 9, 13, 1, 8, 19, 4, 12, 16, 20, 2, 16, 6, 17, 3, 15, 2. Verificou-se uma taxa de respostas bem superior no experimento realizado em esquema de razão variável, do que o realizado em razão fixa. Conclui-se que a superior quantidade das taxas de pressões à barra, no caso da razão variável, deve-se a não possibilidade de discriminação com relação ànecessidade da quantidade de emissão das respostas para obtenção do reforçamento.

RAZÃO FIXA (FR) E RAZÃO VARIÁVEL (VR) DE UM RATO ALBINO.
Déborah Camila Lazzarini Sanches
Igor Storck da Silva
Departamento de Psicologia Universidade Federal do Paraná

A série de experimentos realizados em laboratório pretende verificar o comportamento do organismo laboratorial, frente aos procedimentos deesquemas de reforçamentos intermitentes, termo que se refere aos critérios necessários para que uma resposta ou um conjunto de respostas deva atingir para obtenção do reforçamento. Para Whaley e Malott (1980, p.106-107), os esquemas de reforçamento podem ser definidos como “o modo exato pelo qual a ocorrência do reforço é programada como conseqüência de um determinado número de respostas, ou deum certo tempo entre respostas, ou de qualquer outra característica temporal ou quantitativa das respostas”. Em outras palavras, o esquema supracitado descreve a que condições as respostas devem se submeter para a liberação do reforçamento. Há dois tipos de reforçamento, ambos foram objetos de experimentações laboratoriais que serão descritas mais adiante.
No esquema de reforçamento contínuo,toda as respostas são seguidas de reforçadores e sua representação se dá através da sigla CRF (continuous reinfocement). De acordo com Whaley e Malott (1980, p. 106) “o termo reforçamento contínuo descreve um arranjo no qual a resposta é sempre seguida por um reforçador”. No chamado esquema de reforçamento contínuo toda vez que o sujeito experimental privado de comida pressiona uma barra, no caso dorato branco, ou bica um disco, no caso de um pombo, ele é reforçado com alimento. É considerado o meio mais rápido e eficiente para estabilizar a freqüência de um comportamento, após a sua instalação. Alguns exemplos básicos podem ser facilmente percebidos: uma criança que sempre, ao fazer birra, recebe aquilo que deseja de sua mãe; ou até mesmo uma empregada, recém contratada por uma família, epor desejar cativar os filhos de seus patrões cozinha tudo aquilo que lhe é solicitada pelos pequenos. Nestes casos, as respostas (fazer a birra e solicitar alguns quitutes especiais) são sempre seguidas por seus reforçadores, são, em outras palavras, constantemente reforçadas.
Mas não é necessário um olhar muito minucioso para se detectar o fato de que, na sociedade, a maioria dos comportamentosemitida pelos seres humanos não é reforçada. Neste caso, faz-se referência aos esquemas de reforçamento intermitente no quais apenas algumas respostas são seguidas de reforço. Em outras, e mais objetivas explicações, no reforçamento intermitente o reforço do comportamento é apresentado algumas vezes, após ocorrência do comportamento, ou seja, o reforço é apresentado de maneira ocasional e pode...
tracking img