Relatório contextos e espaços educativos

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

MARIA FERNANDES DO AMARAL
MONIQUE CRISTINA LOPES CLARO
PRISCILA CLARO DE OLIVEIRA
VIRGÍNIA FERNANDES PUERTA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

EDUCAÇÃO ESPECIAL

SÃO ROQUE – SP

2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

MARIA FERNANDES DO AMARAL
MONIQUE CRISTINA LOPES CLARO
PRISCILA CLARO DE OLIVEIRAVIRGÍNIA FERNANDES PUERTA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado à disciplina de
Estágio Supervisionado: Contextos e
Espaços Educativos, no Curso de
Pedagogia a Distância, Da Faculdade
Internacional de Curitiba – FACINTER.

Prof.Responsável: Soraya Trindade
Tutor Local: Valter José Félix
CA: São Roque/SP

SÃO ROQUE – SP

2009
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................03
2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA .......................................04
3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NA INSTITUIÇÃO ...................................................................05
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................09
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Realizamos o nosso estágio de “Contextos e Espaços Educativos” na “Escola Refazenda” onde a fundadora da escola, psicóloga Maria Lúcia e a secretária Aline e toda a equipe nos receberam com muita atenção e carinho.
Ao realizarmos esse estágio, o nosso objetivo era vivenciar o dia a dia deuma instituição não escolar, que realiza um trabalho com crianças e adultos com necessidades especiais, que muitas das vezes não podem freqüentar uma escola regular e observar a atuação do Pedagogo em espaços educativos, integrando teoria e prática.
Também sentir na pele realmente como é agir perante aos problemas e entender que cada aluno é singular, constituído de uma identidade única,determinada pelos valores, crenças, hábitos, saberes e possibilidades cognitivas que devem sempre ser respeitados.
A Escola Refazenda trabalha com a finalidade de proporcionar os recursos necessários ao aluno com necessidades especiais, permitindo que este tenha o melhor progresso e que se desenvolva ao máximo em termos pessoais e sociais.
A importância do nosso estágio é justamente esta:nós futuros educadores, aprendendo a lidar com os desafios da profissão; vivenciando a realidade de uma sala de aula diferente, entendendo as dificuldades de cada aluno, tendo uma aproximação real com a prática profissional e principalmente adquirir experiências e idéias, aprendendo a articular teoria e prática, embasando em conhecimentos de disciplinas à Educação Não Escolar existentes.

2.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

A Escola Refazenda é uma instituição particular, situada à rua Tenente F. Luiz de Campos, 194; Bairro Vl. Junqueira - Cidade: São Roque – SP.
A Escola Refazenda foi fundada em dezembro de 1994 pela psicóloga Maria Lúcia Silveira Batista Pivelli. Nasceu a partir da busca dessa profissional em criar um programa que desse continuidade aos trabalhosdesenvolvidos nos atendimentos terapêuticos. Durante suas experiências como terapeuta, a idealizadora da Escola Refazenda deparou-se com a constatação de que havia um limite no trabalho terapêutico oferecido às pessoas portadoras de deficiências. A idéia de criar a Escola Refazenda surgiu na intenção de promover um espaço de convivência que pudesse manter as orientações terapêuticas ao longo de quatro...
tracking img