Relatório cinética dos gases

Páginas: 14 (3295 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 BJETIVOS 5

3 CINÉTICA DOS GASES 6

3.1 Objetivo 6

3.2 Componentes do Equipamento 6

3.3 Procedimentos 7

3.4 Cálculos e Resultados 7

3.5 Conclusão 8

4 EQUIPAMENTO PARA PROPAGAÇÃO DE CALOR 9

4.1 Objetivos 10

4.2 Componentes do Equipamento 10

4.3 Procedimentos 11

4.3.1 Procedimento – Condução 11

4.3.2 Procedimento – Convecção 114.3.3 Procedimento - Irradiação 11

4.4 Cálculos e Resultados 12

4.5 Conclusão 13

5 LEI DE BOYLE E MARIOTTE 14

5.1 Objetivo 15

5.2 Componentes do Equipamento 15

5.3 Procedimentos 16

5.4 Cálculos e Resultados 16

5.5 Conclusão 17

6 DILATÔMETRO LINEAR DE PRECISÃO 18

6.1 Introdução 18

6.2 Objetivo 19

6.3 Componentes do Equipamento 19

6.4 Procedimentos 20

6.5Cálculos e Resultados 21

6.6 Conclusão 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

A aula prática de Física II foi dividida em cinco experimentos diferentes, sendo eles: Cinética dos Gases; Equipamento para Propagação de Calor; Lei de Boyle e Mariotte; Calor e Termodinâmica e, por último o Dilatômero Linear de Precisão.

A teoria cinética dos gases procura descrever ocomportamento deste estado de agregação através de um modelo conceptual simples. Tem na sua origem um caráter mecanicista. Bernoulli, em 1738, afirma que a pressão de um gás se deve ao impacto das partículas que o compõem nas paredes do recipiente onde está contido.

A Lei de Boyle e Mariotte (enunciada por Robert Boyle e Edme Mariotte) diz que: "Sob temperatura constante(condições isotermas), o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo, portanto, inversamente proporcionais. Qualquer aumento de pressão produz uma diminuição de volume e qualquer aumento de volume produz uma diminuição de pressão. Em um gráfico pressão x volume, sob uma temperatura constante, o produto entre pressão e volume deveria ser constante, se o gás fosse perfeito. Existe umatemperatura em que o gás real aparentemente obedece à lei de Boyle-Mariotte. Esta temperatura é chamada de temperatura de Mariotte.

Calor é a energia térmica em trânsito entre corpos que estão a temperaturas diferentes. O calor passa de um corpo para o outro até que seja atingido o equilíbrio térmico, sendo que essa propagação pode ser realizada por condução, convecção e irradiação.BJETIVOS

O objetivo da realização dessa aula prática foi ensinar o aluno a visualizar na prática a matéria ministrada em sala de aula pelo professor. Cada experimento em si, apresenta um objetivo específico, sendo os mesmos designados em cada prática.

CINÉTICA DOS GASES

Há séculos que os físicos e químicos têm estudado fenômenos que envolvam gases. À medida que o tempofoi passando, as diversas leis que descrevem o comportamento dos gases puderam ser compreendidas em termos de princípios básicos. Em termos microscópicos, supomos que os gases são compostos por um número extremamente grande de partículas que estão em constante movimentação – as moléculas, compostas por átomos. Essa movimentação se intensifica à medida que aumenta a temperatura; a pressão queverificamos que o gás exerce sobre as paredes do recipiente que o contém corresponde às colisões entre as partículas do recipiente.

Segundo Bertulani, em 1978, Daniel Bernoulli, foi o primeiro a entender a pressão atmosférica em termos moleculares. Isso aconteceu porque o mesmo imaginou um cilindro fechado com um pistão no topo, e sobre o mesmo tendo um peso, e ambos sendo suportados pelapressão dentro do cilindro. Bernoulli, descreve o que ocorreu dentro do cilindro da seguinte forma: “ imagine que a cavidade contenha partículas muito pequenas, que movimentam-se freneticamente para lá e para cá, de modo que quando estas partículas batam no pistão elas o sustentam com repetidos impactos, formando um fluido que expande sobre si caso o peso for retirado ou diminuído.

1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Cinetica do Gases
  • teoria cinetica dos gases
  • Teoria cinética dos gases
  • Teoria cinetica dos gases
  • teoria cinética dos gases
  • teoria cinetica dos gases
  • Teoria cinetica dos gases
  • teoria cinética dos gases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!