Relatório caps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso” Charles Chaplin
1-Resumo

O objetivo deste relatório éapresentar o resultado final de cinco meses de estagio supervisionado realizado no Centro de Atenção Psicossocial de Cáceres no ano de 2009.
O primeiro momento foi de observação, conhecendo e identificando as necessidades da instituição.
No segundo momento foram planejadas intervenções para lidar com demandas.
No terceiro momento foi realizada a Intervenção propriamente dita. O quarto momento foramidentificados pontos negativos e positivos da Intervenção realizada bem como uma auto-avaliação aferindo crescimento da estratégia.

Palavras-chave: Estágio em Instituição; Atenção Psicossocial e Arteterapia.
2 – Apresentação

O estágio supervisionado tem por objetivo promover a integração entre a teria e prática, da Universidade e comunidade, de forma estimular a reflexão, a atividade eo espírito cientifico.
Entende-se por estágio “o conjunto de atividade supervisionadas de cunho profissionalizantes, que legalmente o aluno deve cumprir ao completar seu currículo acadêmico”. Com isso a estagiária acabou por fazer uma ponte entre os conhecimentos adquiridos durante o período de formação acadêmica em sala de aula com a atuação da prática em si.
A regulamentação dasatividades de estágio supervisionado ocorreu a partir da Lei n°. 4119 de 27 de agosto de 1962.
O estágio supervisionado em psicologia institucional realizou-se sob a orientação de uma superiora da instituição de ensino Fabiana Sabino Figueiredo Sanches, CRP.
A proposta curricular do curso de psicologia da Faculdade de Quarto Marcos FQM foi cuidadosamente elaborada para proporcionar aoaluno um solida aprendizado de conhecimento cientifico.
Estágio é período de exercício pré-profional, previsto em currículo, em que o estudante de graduação permanece em contato direto com o ambiente de trabalho desenvolvendo atividades fundamentais, profissionalizantes, programadas e projetadas, avaliáveis em credito e conceitos com duração e supervisão estabelecidos por leis e normas.Segundo Couriant e Lawerie (1980) estágio é uma situação de aprendizagem sendo também um meio de formação, uma modalidade de integração escolar- comunidade, uma pratica dirigida, uma forma de inserção no meio profissional, um meio viabilizar o conhecimento da estruturas das instituições, uma forma de assimilação do trabalho.
A proposta do estagio em psicologia clínica, é estimular aoamadurecimento das estruturas internas Dos estagiários no que se refere a us estrutura profissional ao longo do trabalho, diretamente relacionada com a construção de identidade profissional.
Entende-se por estágio “o conjunto de atividades supervisionadas de cunho profissionalizantes que legalmente o aluno deve cumprir a complementar o seu currículo acadêmico” (Witter, Gonçalves ET Alli).O currículo mínimo abrigatório de cursos de formação de Psicologia estabelece abrigatoriedade de estágio supersionado, conforme Portaria n°. 159 de 14 de junho de 1965. O determinado o Parecer e a regulamentação das atividades de estágios supervisionados ocorreram a partir da lei n°. 6.494 de Resolução do Conselho Federal de Psicologia de 20 de dezembro de 1977.
O estágio érepresentante de uma classe profissional, cabendo-lhe, portanto, zelar por sua imagem e posição, estando sujeito ao Código de Ética Profissional do Psicólogo.

2.2- Descrição e normas do local em que ocorreu a estágio:

2.2.1 - Organograma da Instituição

[pic]

CAPSI- Cáceres
Prefeitura Municipal de Cáceres
Secretária Municipal de Saúde
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
Setor- Serviço...
tracking img