INTRODUÇÃO
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Em laboratório de Química, é comum a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhoresresultados qualitativos e quantitativos. Dentre os erros mais freqüentes, citam-se os sistemáticos(originados por imprecisão do instrumento).
Nesse aspecto, a calibração de equipamentos volumétricos se torna uma etapa imprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou é transferido por um instrumento. Aparelhos volumétricos como, por exemplo, a pipeta volumétrica, são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20°C. Ao ser constatado que atemperatura da água destilada no momento da calibração era de 28,9°C, pode-se prever que ocorram erros sistemáticos durante a prática da referida calibração.
Medidas de temperatura são fundamentais em pesquisa e desenvolvimento em ciências e tecnologia, pois grande parte das propriedades físicas e químicas apresenta alguma dependência com a temperatura. Logo, outro instrumento de grande importância laboratorial a ser calibrado é o termômetro.Para isso, tem-se como referência o ponto de fusão eebulição da água nas devidas condições de pressão atmosférica local e a literatura como padrão de consulta.

PROCEDIMENTOS
-PROCEDIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DA PIPETA VOLUMÉTRICA:
a)Determinou-se a massa de um béquer de 50ml limpo e seco;
b)Encheu –se a pipeta com água destilada até a marca da graduação com a parede externa limpa por um papel absorvente;
c)Transferiu-se esta água para o béquer previamente pesado;
d)Determinou-se a massa do béquer com a água ;
e)Mediu-se a temperatura [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html

MLA

"Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html>.

MLA 7

"Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html>.

CHICAGO

"Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html.