INTRODUÇÃO
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de mediçãoe os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Em laboratório de Química, é comum a busca pelaexatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos. Dentre os erros mais freqüentes, citam-se ossistemáticos(originados por imprecisão do instrumento).
Nesse aspecto, a calibração de equipamentos volumétricos se torna uma etapa imprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou étransferido por um instrumento. Aparelhos volumétricos como, por exemplo, a pipeta volumétrica, são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20°C. Ao ser constatado que atemperatura da água destilada no momento da calibração era de 28,9°C, pode-se prever que ocorram erros sistemáticos durante a prática da referida calibração.
Medidas de temperatura são fundamentais empesquisa e desenvolvimento em ciências e tecnologia, pois grande parte das propriedades físicas e químicas apresenta alguma dependência com a temperatura. Logo, outro instrumento de grande importâncialaboratorial a ser calibrado é o termômetro.Para isso, tem-se como referência o ponto de fusão e ebulição da água nas devidas condições de pressão atmosférica local e a literatura como padrão deconsulta.

PROCEDIMENTOS
-PROCEDIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DA PIPETA VOLUMÉTRICA:
a)Determinou-se a massa de um béquer de 50ml limpo e seco;
b)Encheu –se a pipeta com água destilada até a marca dagraduação com a parede externa limpa por um papel absorvente;
c)Transferiu-se esta água para o béquer previamente pesado;
d)Determinou-se a massa do béquer com a água ;
e)Mediu-se a temperatura da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html

MLA

"Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html>.

MLA 7

"Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html>.

CHICAGO

"Relatório calibração de instrumentos de medida: pipeta e termômetro." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Calibra%C3%A7%C3%A3o-De-Instrumentos-De-Medida/17961.html.