Relatório bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Os carboidratos (também chamados hidretos de carbono, sacarídeos, glicídeos) são compostos de aldeídos e cetonas com múltiplas hidroxilas (OH). Os carboidratos servem como fontes de armazenamento de energia, e como intermediários metabólicos. (STRYER, 2010)
Certos sacarídeos, como a glicose e o amido, são à base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos é aprincipal via metabólica fornecedora de energia na maioria das células não fotossintéticas. Polímeros insolúveis de carboidratos funcionam tanto como elementos estruturais quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais. Outros polímeros de carboidratos agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e participam do reconhecimento e coesãoentre as células. (LEHNINGER, 2006)
Existem duas práticas relacionadas à identificação de carboidratos. São elas:
TESTE DE BENEDICT - A solução de Benedict é um reagente químico de cor azulada utilizado na identificação de açúcares redutores, ou seja, aqueles que possuem extremidade redutora livre. Consiste basicamente de uma solução de sulfato cúprico que em meio alcalino e na presença deaçúcares redutores leva ao aparecimento de um precipitado de coloração vermelho-tijolo indicando que os íons Cu2+ do reagente foram reduzidos a Cu+.
TESTE DO LUGOL- A amilose e a amilopectina são os constituintes do polissacarídeo amido. A interação fraca entre a amilose e o iodo presente na solução utilizada para o teste do Lugol, gera uma coloração azul intensa na mistura. Esse teste é utilizadonaidentificação da presença de amido.

2. Objetivos

Identificação das soluções que contém açúcares redutores, por meio do Teste de Benedict.
Identificação das soluções de lactose e sacarose distribuídas aleatoriamente entre os tubos A e B.
Análise da α-amilose presente no amido, por meio do Teste de Lugol.

3. Materiais

* Tubos de ensaio
* Etiquetadores
* 1 pipeta de 1mL para cadasubstância utilizada
* 1 pipeta de 5 mL para o Reagente de Benedict
* 1 pipetador
* 1 béquer
* Chapa aquecedora

4. Reagentes

* Água
* D-glicose (padrão) (solução aquosa a 5%)
* Lactose [β-Gal(1→4)Glc] (solução aquosa a 5%)
* Sacarose [α-Glc(1→2)β-Fru] (solução aquosa a 5%)
* Amido [n- α -Glc] (solução aquosa a 5%)
* Reagente de Benedict (Citrato de sódio a 17,3%,carbonato de sódio anidro a 10% e sulfato cúprico pentaidratado a 1,73%)
* Solução de Lugol (Iodo a 5% em iodeto de potássio a 10%)

5. Procedimento experimental

A1 - Teste de Benedict
Coloque primeiramente 1 mL das amostras desconhecidas com uma pipeta, cada uma, em um tubo de ensaio respectivo ( amostras A e B). Depois coloque 1 mL de água, amido e lactose, cada um, também em um tubo deensaio respectivo, com o auxílio de uma pipeta. Logo em seguida, adicione com uma pipeta 5 mL, 1,5 de Reagente de Benedict a cada tubo preenchido com as substâncias. Finalmente, coloque os tubos em um béquer com água e aqueça-os em banho-maria por 5 minutos em uma chapa aquecedora.

Figura 1: Adição do Reagente de Benedict as amostras para teste.

Figura 2: Amostra sendo submetidas ao aquecimento, apósadição do Reagente de Benedict.
Figura 3: Amostras após aquecimento.
A2- Pirólise do amido
Pipete 1 mL da solução de 5% de amido em um tubo de ensaio e aqueça em banho-maria com o auxílio de uma chapa aquecedora até o final da aula prática. No fim da aula, faça o teste de Benedict com essa amostra e compare com a amostra do teste feito anteriormente.

Figura 4: Comparação entre amostras deamido+reagente de Benedict, aquecida e não aquecida, respectivamente.
B- Teste de Iodo para o amido
Pipete 1 mL de glicose e amido em um tubo de ensaio, cada um. Depois pipete também 1 mL de água em um tubo. Logo após, acrescente 5 gotas de Lugol em cada tubo. Pegue o tubo que está com a solução de amido+iodo e aqueça em banho-maria, em uma chapa aquecedora. Observe a mudança de coloração e,...
tracking img