Relatório bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O aquecimento de substâncias é um procedimento muito comum em laboratórios químicos. Muitos são os sistemas de aquecimento disponíveis. A escolha do sistema apropriado depende de vários fatores como, por exemplo, inflamabilidade da substância a ser aquerida, taxa e temperatura de aquecimento desejadas, entre outros.
Neste contexto, o conhecimento das características eaplicabilidade dos principais dispositivos de aquecimento encontrados no laboratório é requerido. Esta experiência teve como objetivo a examinação de vários sistemas de aquecimento empregados rotineiramente em um laboratório químico.
As propriedades da chama produzida pelo bico de Bunsen foram examinadas mediante observação das características da queima de um palito de madeira em regiões discerníveis dachama. Líquidos acondicionados em béqueres e em tubo de ensaio foram aquecidos com a chama de um bico de Bunsen, enquanto uma solução de bloreto de sódio, contida em uma cápsula de porcelana, foi concentrada empregando-se um banho de areia.
Para se aquecer substâncias voláteis e/ou inflamáveis no laboratório deve-se sempre levar em conta o perigo de incêndio. Existem várias técnicas deaquecimento,cada uma delas para um tipo específico de substâncias, como as descritas abaixo:
Banho-maria ou banho a vapor: recomendáveis para temperaturas inferiores a 100 C
Banhos de óleos (parafina, glicerina, silicone etc): recomendáveis para temperaturas superiores a 100 C
Mantas de Aquecimento: tão seguras quanto s banhos, sendo o aquecimento rápido e o controle da temperatura não tão eficiente. Nãorecomendáveis para adestiação de produtos muito voláteis (éter etílico, exemplo).
Banho de Areia: temperaturas superiores a 200 C
Chapas de aquecimento: empregadas para solventes menos voláteis e inflamáveis.
Tela de Amianto: recomendável para líquidos não inflamáveis
Bico de Bunsen: É um dispositivo usado em química para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muitousado no laboratório, é formado por um tubo com orificios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra atraves do tubo de borracha. O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday.
O aparelho queima em segurança um fluxo contínuo de gás sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo até odepósito de gás que o alimenta. Normalmente o bico de Bunsen queima gás natural, ou alternativamente um GPL, tal como propano ou butano, ou uma mistura de ambos. (O gás natural é basicamente metano com uma reduzida quantidade de propano e butano).
Quando se usa o bico de Bunsen, deve-se primeiramente fechar a entrada de ar; em seguida, um fósforo deve ser aceso perto do ponto mais alto da câmarade mistura, depois, a válvula de gás pode ser aberta, dando origem a uma chama grande e amarela que desprende fuligem. A chama obtida apresenta uma cor amarela brilhante e é bastante grande. Esta chama é "fria" e inadequada ao uso porque a mistura é pouco oxidante. Esta chama não tem uma temperatura suficiente para o aquecimento de substância alguma, para conseguir uma chama mais "quente", aentrada de ar deve ser aberta até que se consiga uma chama azul (oxidante); isto ocorre porque o oxigênio mistura-se com o gás, tornando a queima deste mais eficiente. Nota-se então, duas regiões cônicas distintas, a interna, mais fria, chamada de zona redutora, e a externa, quase invisível, chamada de zona oxidante. A região mais quente, com temperatura em torno de 1560 C, está situada logo acima docone interno.
Tipos de combustões exercidas pelo aquecimento do bico:
1 CH4(g) ................................. + 2 O2(g)  1 CO2(g) + 2 H2O(l)
................................. + 3/2 O2(g)  1 CO(g) + 2 H2O(l)
.................................. + 1 O2(g)  1C(s) + 2 H2O(l)

Chamas originadas:
Chama AMARELA...
tracking img