Relatório avaliativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD
PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA III












RELATÓRIO AVALIATIVO

OBSERVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE








Ivaneide Guilhermina Giusti
Silvana Amaral de Lara
Sirlei Stunpf




Marau, 2009/3º
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD
PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA III










RELATÓRIOAVALIATIVO

OBSERVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE




Relatório avaliativo de Observação na Prática Docente, inserção em classe de Educação Infantil e Ensino Fundamental em escola, apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL - EAD.


Orientadora: Ana Cristina G. Pienta.


Ivaneide Guilhermina Giusti
Silvana Amaral de LaraSirlei Stunpf



Marau, 2009/3º




SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 EDUCAÇÃO INFANTIL 4
2.1 Estrutura e funcionamento da escola 4
2.2 Descrição da observação realizada com reflexão 7
2.3 Fundamentação teórica 8
3 ENSINO FUNDAMENTAL 10
3.1 Estrutura e funcionamento da escola 10
3.2 Descrição da observação realizada com reflexão 12
3.3 Fundamentação teórica 15
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
5 REFERÊNCIAS 181 INTRODUÇÃO


Ao realizarmos mais uma etapa da disciplina na Prática Pedagógica III, estágio supervisionado II dentro do Curso de Pedagogia, 3º período, realizamos uma atividade de campo relacionada à observação da Educação Infantil (EI) e do Ensino Fundamental (EF).
Um dos objetivos deste trabalho é conhecer melhor o cotidiano das escolas e a complexidade dasrelações que nela se estabelecem, e através destas relações aproximarmos a teoria da prática.
Considerando que a escola é um grupo social e os alunos fazem parte desse grupo, juntamente com sua família, através da relação família x escola x sociedade, realizamos este trabalho que é de extrema importância para aprofundar nossos conhecimentos como acadêmicas nesta etapa do estágio.
A história, aidentificação, a caracterização sócio-econômica, sua estrutura, organização e funcionamento são alguns aspectos iniciais que fazem parte da observação da docência na EI e no EF que permite acompanharmos de perto o trabalho do professor e como desenvolve-se esse processo de inteiração entre o educador e o educando.
No relatório que elaboramos consta introdução, identificação da escola e dasturmas observadas, descrição, análise e interpretação dos dados coletados, considerações finais e referências utilizadas.



























2 EDUCAÇÃO INFANTIL


2.1 Estrutura e funcionamento da escola


A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Monteiro Lobato surgiu em função da grande procura, por parte das mães, de um lugar para poder deixar os seus filhos para ir aotrabalho.
Depois de encontros com a comunidade, o então prefeito Alci Luiz Romanini iniciou a obra em terreno adquirido pela Prefeitura Municipal de Marau. Esta foi concluída no início do ano 2002, na administração do prefeito João Antônio Bordin. A EMEI Monteiro Lobato está localizada na Rua 7 de setembro, nº 646, no Bairro São José Operário, zona urbana do município de Marau, o referido nome foiescolhido para homenagear o escritor Monteiro Lobato, um mestre na literatura infantil.
A primeira diretora foi a Professora Irene Marta Spotti, a qual continua, ainda, respondendo pela Escola. Esta é mantida pelo governo municipal de Marau e com fundos arrecadados pelo Círculo e Pais e Mestres (CPM), também tem convênio com a Perdigão S/A, que fornece, mensalmente, certa quantidade dealimentos.
A EMEI Monteiro Lobato foi criada através do decreto municipal nº 2863, de 4 de março de 2002, e entrou em funcionamento no dia 26 de março do mesmo ano, atendendo, então, 40 crianças.
Atualmente a Escola atende 158 crianças entre 2 e 5 anos de idade, sendo 84 do sexo masculino e 74 do sexo feminino. São atendidas, assim, 152 famílias que residem no próprio Bairro São José...
tracking img