Relatório aula prática - granulometria areia fundição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS
PROCESSOS DE FUNDIÇÃO
TURMA C3028NG




FELIPE BARROS DA SILVA 2009302047
LUIZFERNANDO SANTOS 2008302031
ANGELA VASCONCELOS 2009302045

ADRIANO MATOS MENDES 2009302025

RAQUEL COLARES 2009302023




















RELATÓRIO: ANÁLISE GRANULOMÉTRICABelém – PA
2013
1. INTRODUÇÃO


O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa secatotal utilizada para o ensaio.


O ensaio de granulometria é dividido em duas partes distintas, utilizáveis de acordo com o tipo de material e as finalidades do ensaio para cada casoparticular. São elas: análise granulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação.


Os solos grossos (areias e pedregulhos), possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos,podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. Em solos possuindo quantidades de finos significativas, deve-se proceder ao ensaio de granulometriaconjunta, que engloba as fases de peneiramento e sedimentação. Através dos resultados obtidos desse ensaio, é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que possui fundamentalimportância na caracterização geotécnica.


A determinação das faixas de tamanho das partículas e feita por meio de uma serie de aberturas de peneiras que mantem entre si uma relação constante. Aprimeira escala granulométrica foi proposta por Rittinger, Alemanha, e obedeceu a seguinte equação:


an = a0 r(n)



Onde:


an = abertura de ordem n;


a0 = abertura de referencia (a =1mm);


r = razão de escala (r = raiz de 2 = 1,412).





Posteriormente, a U.S. Tyler Company alterou a escala de Rittinger, tomando como abertura de referencia (a0) 74 μm. Esta...
tracking img