Relatório anatomia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
* Parede celular (celulósica)
      - localização: envoltório externo à membrana plasmática
      - ocorrência – em todas as células vegetais
    Obs.: bactérias e fungos apresentam parede celular, não parede celulósica.
      - Função: proteção e resistência à célula vegetal
      - Características:
        * Espessa => vista ao M.O. (microscópio óptico)
        * Relativa rígida (=semi rígida)
        * Natureza inerte (morta)
        * Básica, composta por celulose.
        * É totalmente permeável. Permeabilidade não seletiva.
        * Ultra estrutura - vista ao M.E. (microscópio eletrônico) – parede consta de 3 camadas ou capas:
            + de fora para dentro       -        lamela média
            + segundo a ordem          -         parede primária                 em que surgem           -         parede secundária
*Lamela média: composta por pectatos de cálcio e magnésio (subst. intercelular ou substância cimentante). Possui a função de permitir a união (adesão) de células contíguas.
        - Poros: são falhas na deposição de celulose na parede.
        - Plasmodesmos – são fontes ou filamentos citoplasmáticos que atravessam os poros das paredes de célulascontíguas. Sua função é permitir a troca de substâncias entre células contíguas.

   * Plasto (plastídeo) – cloroplasto - organela membranosa, não ocorre em bactérias e fungos.
      - Tipos: - cromoplastos - plastos coloridos, função: fotossíntese. Ex.: cloroplasto
                   - leucoplastos - plastos incolores => sem pigmentação. Função: reserva nutritiva. Ex.: amiloplastos =>reserva de amido. Encontrados em células de:                         - raízes – tuberosas. Ex.: cenoura, beterraba, batata-doce.
                      - caules – tubérculos. Ex.: batata inglesa ou batatinha
   * Vacúolo do suco celular
   * Dictiossomo ou golgiossomo - complexo de Golgi na célula vegetal.

*A parede celular é uma estrutura extracelular que envolve células, sendo composta pordiferentes substâncias dependendo do organismo. É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez.

A parede celular das plantas verdes (incluindo as plantas vasculares, os musgos e as algas verdes) é formada essencialmente por microfibrilas de celulose. As primeiras camadas formam a parede primária, que mantém a sua elasticidade permitindo que a célula possa crescer [1]. Na paredeprimária, as microfibrilas não apresentam uma direcção definida e encontram-se ligadas por ligações hidrogénio, o que torna a estrutura mais flexível. Novas camadas de celulose depositadas dentro da parede primária geram espessamento da parede, inclusive com impregnação de lignina e formam a parede secundária - com a qual as células não podem mais crescer [1]. Na parede secundária, as microfibrilasjá se apresentam orientadas numa determinada direcção, conferindo maior rigidez à parede celular. Quando as células se dividem, têm de formar uma nova parede celular. Para isso, forma-se ao longo do eixo de divisão uma camada de microtúbulos, chamada fragmoplasto que ajuda à deposição das microfibrilhas de celulose. Uma diferença importante entre as células das algas verdes e das restantes plantasverdes é que, nas primeiras - com exceção das Charophyta - os microtúbulos alinham-se perpendicularmente ao eixo da divisão celular, formando o que se chama de ficoplasto.
Células vizinhas comunicam entre si através de poros na parede celular chamados Pontuações, essas pontuações são atravessadas por filamentos citoplamáticos chamados Plasmodesmos, que estabelecem condução entre o protoplasmadessas células adjascentes. Estas ligações explicam como as infecções ou outras doenças se espalham rapidamente por todos os tecidos das plantas.
Para além destas ligações, existe ainda uma camada gelatinosa entre as paredes celulares das células vizinhas que as mantém ligadas. Esta camada, chamada lamela média é formada por fibras de celulose entrelaçadas por moléculas de pectinas e...
tracking img