Relatório analitica - coleta de amostras - agua e solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS UNIDADE: NOVO HAMBURGO. CURSO: ENGENHARIA EM ENERGIA. DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA. PROFª: CRISTIANE CASSALES PIBERNAT. ALUNOS: BRUNA BONEBERG, EDMILSON DOMANSKI.

1 -- INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO
No experimento foi observado que é importante considerar as variáveis qualitativas tanto quanto as quantitativas em amostragens. O modo de limpeza dosequipamentos, ambientação do recipiente, armazenamento da amostra, maneira de coleta, de tempo de espera para análise em laboratório ou de transporte podem influenciar nos resultados finais. Também podemos perceber que devemos calibrar e checar sempre o potenciômetro antes de qualquer análise, pois o mesmo pode apresentar dificuldades com as soluções tampão. Este tipo de cuidado fará com que nãodescarte a amostra e seu tempo.

2 -- OBJETIIVOS 2 OBJET VOS
Os objetivos das praticas realizadas são:    Estabelecer procedimentos de preparação de material para coleta, amostragem, preservação e transporte de amostras; Fornecer informações para a determnação de pH; Fornecer informações sobre o procedimento de operação, calibração para leitura, verificação intermediária, manutenção rotineira emanutenção não rotineira do potenciômetro.

3 -- PRIINCIIPIIO DO MÉTODO 3 PR NC P O DO MÉTODO
3.1 - AMOSTRAGEM De acordo com a NBR ISO/IEC 17.025 a amostragem é um procedimento definido, pelo qual uma parte de uma substância, material ou produto é retirada para produzir uma amostra representativa do todo, para ensaio ou calibração. A amostragem também pode ser requerida pela especificaçãoapropriada, para a qual a substância, material ou produto é ensaiado ou calibrado. Em alguns casos (por exemplo: análise forense), a amostra pode não ser representativa, mas determinada pela disponibilidade. (Ministério Publico - SC) 3.1.1 - Água A amostragem da água para análise físico-química é feita coletando-se (1,5 - 2,0) litros da água numa garrafa plástica ou de vidro, nova ou que só tenha sidoutilizada com água. Lava-se o recipiente três vezes com a água do local que se deseja analisar, e na quarta vez enche-se, identifica-se com dados sobre o interessado, a procedência, local da coleta, data da coleta e envia-se o mais rápido possível ao laboratório. Caso não seja possível enviar no mesmo dia,

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS UNIDADE: NOVO HAMBURGO. CURSO:ENGENHARIA EM ENERGIA. DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA. PROFª: CRISTIANE CASSALES PIBERNAT. ALUNOS: BRUNA BONEBERG, EDMILSON DOMANSKI.

colocar sob refrigeração até o momento do envio. Cuidar para no momento da coleta não deixar as mãos entrar em contato com a água. É importante também observar alguns procedimentos que dependem do local da coleta:  Caso a água seja de poço recentemente aberto,esperar alguns dias com o mesmo em funcionamento antes de fazer a coleta da amostra, para que o mesmo elimine qualquer tipo de material em suspensão, resultante da perfuração.    No caso de poço já em funcionamento, abrir a torneira, deixar correr a água por 2 minutos, e então fazer a coleta. No caso de açudes,reservatórios ou rios, evitar coletar muito na margem. Aprofundar um pouco a garrafa efazer a coleta. Outras situações de coleta, consultar anteriormente o laboratório. OBS: A amostragem para a análise físico-química incluindo metais ou para a análise bacteriológica requer procedimentos e recipientes especiais. Sugere-se consultar o laboratório.

Figura 1 - Técnica de coleta de poços rasos sem bomba. Fonte: Ministério Público - SC

3.1.2 - Solo A análise do solo é o melhor meiopara avaliar a fertilidade do solo. Com base nos resultados das análises é possível determinar as doses adequadas de calcário e adubo para garantir maior produtividade e lucratividade para a sua lavoura.

2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS UNIDADE: NOVO HAMBURGO. CURSO: ENGENHARIA EM ENERGIA. DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA. PROFª: CRISTIANE CASSALES PIBERNAT. ALUNOS:...
tracking img