Relatório 1 - Cobre em solução de nitrato de prata

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA CIVIL










COMPORTAMENTO DO COBRE SÓLIDO IMERSO NUMA SOLUÇÃO AQUOSA DE NITRATO DE PRATA















2013SUMÁRIO




















Resumo

As reações redox envolvem perda e ganho de elétrons. São exemplos de reações redox a combustão, a corrosão, a fotossíntese, o metabolismodos alimentos e a extração de metais de minérios. Todas as reações redox envolvem transferência de elétrons. Neste experimento, realizou-se a produção de cristais de prata a partir de uma solução denitrato de prata e um fio de cobre. Observa-se que, devido à transferência de elétrons, houve uma mudança na carga elétrica das espécies químicas, ou seja, houve uma mudança no número de oxidação (nox).O número de oxidação nos ajuda a compreender como os elétrons estão distribuídos entre os átomos que participam de uma molécula ou um composto iônico. Abaixo a variação do nox do cobre (Cu) e daprata (Ag):

Cu  Cu2+ + 2e- 2 Ag++ 2e-  2 Ag

O nox do cobre (Cu) inicialmente era 0 e passou para +2, perdeude dois elétrons. O nox da prata (Ag) era +1 e passou para 0, ganhou dois elétrons. A semi reação que envolve perda de elétrons é denominada reação de oxidação. A semi reação que envolve ganho deelétrons é denominada reação de redução.
O cobre sofre oxidação e é denominado agente redutor, pois, ao ceder elétrons aos íons prata (Ag+), provoca sua redução. Os íons prata sofrem redução e agem comoagente oxidante, pois, ao receberem elétrons do cobre, provocam sua oxidação.
Para esta reação, temos:
Cu perde elétrons, sofre oxidação e é o agente redutor;
Ag+ ganha elétrons, sofre redução e éo agente oxidante.
Os elétrons não podem ser perdidos nem criados em uma reação química, todos os elétrons perdidos pela espécie que está sendo oxidada se transferem para a espécie que está...