Relatório 04

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTINÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO À BARRA
Jaqueline Drews
Jéssica Karolina Rodrigues
Fundação Universitária da Região de Joinville – UNIVILLE
Curso de Psicologia

Análise Experimental do Comportamento
Relatório 04
Maio/2011
2º ano noturno
Grupo 05

Extinção da Resposta de Pressão à Barra

O objetivo deste experimento é observar o efeito produzido sobre a frequência docomportamento quando suspendemos a condição experimental da qual servimos para promover o aumento ou aparecimento do comportamento e mantê-lo. Uma extinção estará completa quando a frequência de resposta voltar ao nível operante.

MÉTODOS

Sujeito

O sujeito utilizado no exercício é um rata fêmea da raça Wistar, com aproximadamente três meses. O animal habita um viveiro individual situado nobiotério da Univille. Recebe ração balanceada e água, ficando privada da última por um período de 36 horas antes de cada exercício. Anterior a este o sujeito já realizou: nível operante e treino ao bebedouro, modelagem e reforçamento contínuo, e nível de saciação.

Aparelho

No experimento foi utilizada a Caixa de Skinner, que é um equipamento usado em laboratório de psicologia experimentale seu funcionamento é baseado em estímulos visuais, auditivos e olfativos, que elicidam um comportamento operante, fundamentado em três procedimentos: reforço, punição e extinção. Ela é composta em laterais de alumínio pintada com tinta eletrostática epóxi, teto e frente em acrílico transparente, fecho magnético na porta, piso em barras de aço inox, barra em aço inox para acionamento pelo rato dolado direito com bebedouro em sua parte inferior, luz no topo da caixa do lado esquerdo em suporte tubular de alumínio em pintura epóxi.
Possui controle eletrônico externo, com laterais em acrílico preto e caixa de alumínio pintada em epóxi. Relógio digital com amostragem de 8 dígitos, sendo: horas, minutos, segundos e décimos de segundos, com chave para início e parada da contagem dotempo decorrido do experimento e ainda chave de pressão para reset do relógio.
Tem as dimensões controle (C x L x A): 350 x 230 x 350 mm., com um peso de: 3 kg. Medidas externas da caixa do animal: 250 mm altura x 250mm frente x 200mm fundo.
Possui também o bebedouro que tem capacidade de coleta de água pela concha coletora: 10 microlitros, Acionamento manual (operador), automático(rato).

[pic]
Fig. 01: Insightltda.com.br

Procedimentos

Antes de iniciar qualquer exercício, foi verificado se a caixa de registro estava funcionando de forma adequada, sem nenhum dado ou problema. Então foi forrada a parte inferior da caixa com papel para possíveis necessidades que o sujeito venha a fazer e também posto água no bebedouro para que ele beba e sacie-se.
Ao iniciaro exercício, a chave da caixa de controle foi colocada no modo automático e esperou-se que o sujeito pressionasse a barra obtendo 10 reforços em CRF. Em seguida a chave de controle foi mudada para a posição manual, onde o sujeito continuava com o comportamento de pressão a barra, mas não obtinha o reforço, que se trata do recebimento de água.
Durante o exercício foram anotadas as respostasna folha de registro. Sendo que para cada resposta de pressão à barra, na folha era registrado como uma (/), e a cada contato que o sujeito tinha com a barra era registrado com um (C). Foram levados em consideração também, os comportamentos emocionais do sujeito, como por exemplo: o ato de morder a grade e a defecação.
O fim do experimento deveria acontecer após a obtenção de, no mínimo, 50respostas de pressão à barra. Logo após ele deveria permanecer 10 minutos sem pressionar a barra, e se por algum motivo, o sujeito voltasse a pressionar a barra durante esses 10 minutos, a contagem deveria ser recomeçada, sendo descartado nesse aspecto o contato com a barra.
RESULTADOS

Extinção da Resposta de Pressão à Barra

No dia 06 de maio de 2011 foi realizado o exercício de...
tracking img