Relamento digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






Releamento Digital










Aluno 1 Saulo araujo queiroz 0609547-0

Aluno 2 Deyvid Carlos Carvalho 2409038-8
Aluno 3 Wagner Aparecido da Silva 0709534-1
Aluno 4 Luiz Eduardo Portela 2309534-3
Aluno 5Wylker Rodrigo Ferreira da Silva 0709535-0




SÃO JOÃO DEL-REI

2011


Sumário
1) Relés Digitais 3
1.1) –Vantagens e desvantagens 3
1.2) –Funcionamento – arquitetura 4
1.3) –Componentes básicos 4
1.4) – Filtragem dos dados 6
1.5) –Subsistema de conversão 7
1.7) Conversão analógico/digital : 8
2) – Relés de Sobre Corrente 9
2.1 – Relé de SobreCorrente Instantâneo 11
2.2.2 Tempo inverso 11
2.3) – Relé de Sobre corrente de Neutro 13
3.1) – Relé de Distância 14
3.2 )– Relé de Impedância 15
3.2.1 Direcionalidade do Relé de Impedância 16
3.2.2) -Zonas de atuação do relé de Impedância 16
3.3) – Relé de Admitância 17
3.3.1) – Zonas de atuação do Relé de Admitância. 18
3.4 – Relé de Reatância 191) Relés Digitais

Os relés digitais surgiram como sucessores dos relés do tipo estático. Os primeiros trabalhos na área digital surgiram nos anos 60, quando os computadores começaram a substituir ferramentas tradicionais na análise dos sistemas de potência. Resolvidos os problemas de cálculo de curto-circuito, fluxo de potência e estabilidade, as atenções voltaram-se para osrelés de proteção que prometiam ser um excitante campo.
Com a evolução rápida dos computadores, a sofisticada demanda dos programas de proteção pode ser atendida com velocidade e economia pelos atuais computadores. A tecnologia digital tem se tornado a base da maioria dos sistemas de uma subestação, atuando nas funções de medição, comunicação, proteção e controle.Desta forma, além das funções de proteção, o relé digital pode ser programado para desempenhar outras tarefas, como, por exemplo, medir correntes e tensões dos circuitos. Outra importante função deste tipo de relé é o autodiagnostico (auto teste). Esta função faz com que o relé realize uma supervisão contínua de seu hardware e software, detectando qualquer anormalidade que surjae que possa ser reparada antes que o relé opere incorretamente ou deixe de fazê-lo na ocasião certa.



1.1) –Vantagens e desvantagens



Os relés digitais apresentam ainda as seguintes vantagens:

• Oscilografia e análise de sequência de eventos – A habilidade dos sistemas de proteção em armazenar amostras de quantidades analógicas e o status de contatos em um intervalo detempo possibilita a análise de per turbações.

• Localização de defeitos – O principal benefício obtido é a redução do número de faltas permanentes, através da manutenção corretiva em pontos indicados pela reincidência de faltas transitórias, tais como as causadas por queimadas, descargas atmosféricas ou isoladores danificados.



• Detecção de defeitos incipientes em transformadores – Amaioria dos defeitos internos em transformadores começa com descargas parciais que podem ser detectados através da monitoração de espectro de frequência de TC’s ligados nestes transformadores.

• Monitoração de disjuntores – O tempo de abertura e fechamento de um disjuntor também pode ser monitorado através dos relés usados para disparo e religamento.


Como vantagens da Proteçãodigital, podemos citar também:

• Melhora na Confiabilidade Global - Recursos de auto teste altamente desenvolvidos.

• Recurso de Comunicação - Através de um canal de comunicação, o relé pode transmitir/receber qualquer informação relativa à tarefa de proteção (ocorrência de eventos, ajustes, etc).

• Facilidade de Integração com Novas Tecnologias - Os relés digitais possuem...
tracking img