Relacoes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:___________________________________________________ Nº. ______
Professor: Marcelo Maia /1º. Ano Turma: ________ Data: ____ / ____ / 2012

RELAÇÕES SOCIAIS E PROCESSOS SOCIAIS

(retirado de Introdução à sociologia de Pérsio Santos para fins pedagógicos)

As relações sociais
Alguns estudiosos definem relação social como a forma assumida pela interação social em cada situaçãoconcreta. Assim, um professor tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Duas pessoas em uma operação de compra e venda estabelecem outro tipo de relação social, a relação comercial. As relações sociais podem ainda ser políticas, religiosas, culturais, familiares, etc.
Da mesma forma que a interação social, a relação social tem por base um comportamento recíproco entre duasou mais pessoas. Nos termos de Max Weber, essa reciprocidade é dotada de um sentido comum às pessoas envolvidas. Segundo essa definição, as relações de autoridade-obediência, por exemplo, são relações sociais, pois envolvem pessoas que exercem a autoridade e pessoas que obedecem, pois aceitam a autoridade reivindicada pelas primeiras, ou se submetem a ela, às vezes a contragosto.
Em umaperspectiva diferente, Karl Marx considerava que as relações sociais eram decorrentes das relações de produção, ou seja, das relações desenvolvidas no processo produtivo, material, da sociedade. Um exemplo típico dessas relações seriam as que existem entre o dono de uma fábrica e seus empregados, ou ainda entre um dono de terra e seus arrendatários (pessoas que alugam um lote dessa terra e pagam umaquantia regular ao proprietário por esse arrendamento, ou aluguel).
Para Marx, contudo, as relações sociais não se restringem ao processo de produção. Este último constitui a base em que elas se apóiam, mas as relações sociais são mais amplas. Elas estão também na sala de aula, nos laços familiares, nos vínculos entre as instituições e entre estas e as pessoas, nos laços de amizade e assim pordiante. Dessa forma, pode-se dizer, com Thomas Bottomore, como vimos na abertura do capítulo, que "a sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais e entre instituições", ou seja, uma rede de relações sociais.
Além disso, para Marx, essas relações não são estáticas. Segundo ele, "as relações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forçasprodutivas, os homens modificam o seu modo de produção, e modificando o modo de produção, o seu modo de ganhar a vida, modificam também todas as relações sociais" (MARX, K. In: BIROU, Alain. Dicionário das Ciências Sociais. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1982, p. 355; para os conceitos de forças produtivas e modo de produção).

Processos sociais
Os alunos de urna escola resolvem fazer urnalimpeza geral no salão de festas para o baile de formatura. Organizam-se, um ajuda o outro e logo o trabalho está acabado. Esse resultado foi possível porque houve cooperação. A cooperação é um tipo de processo social.
A palavra processo vem do latim procedere, que significa avançar, progredir. Designa a continua mudança de alguma coisa numa certa direção. Seu significado, portanto, contém asideias de tempo e de movimento, de pequenas alterações em um fenômeno, de evolução, de mudanças moleculares que podem levar a transformações mais profundas.
Processo social indica, assim, interação social, movimento, evolução, mudança nas relações sociais e na sociedade. Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quais indivíduos e grupos atuam uns com os outros, a forma pela qual osindivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais no transcorrer do tempo.
Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais e da interação social entre os membros de urna sociedade constitui, portanto, um processo social.

Processos associativos e dissociativos
No grupo social ou na sociedade corno um todo, indivíduos e grupos se reúnem e se separam, associam-se e dissociam-se....
tracking img