Relacoes interpessoais no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO








Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 4
2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS E O AMBIENTE DE TRABALHO 4
2.1 COMUNICAÇÃO 4
2.3 A FUNÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL 5
2.4 TRABALHO EM EQUIPE 6
3. CONCLUSÃO 7
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8










































INTRODUÇÃO



Hoje, apesar determos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando, ou fazendo isso de forma clara e correta. A comunicação é um fator primordial nas relações interpessoais dentro de uma organização. Nesse trabalho iremos tratar sobre esse fator e como se dá o seu processo.
Faremos também uma abordagem sobre a importância do trabalho em equipe evidenciando aimportância do relacionamento interpessoal como forma de gerir conflitos organizacionais.



RELAÇÕES INTERPESSOAIS E O AMBIENTE DE TRABALHO







2.1 COMUNICAÇÃO



A comunicação é um instrumento de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento entre pessoas em quaisquer atividades realizadas.
Nem sempre quando fala a pessoa consegue ser ouvida tampoucocompreendida. Segundo Norman Wright (2003), existem cinco mensagens no que falamos: “O que você quer dizer; o que você realmente diz; o que outra pessoa ouve; o que a outra pessoa pensa que ouviu; o que a outra pessoa diz a respeito do que você disse.”
A comunicação pode entendida como um processo ou fluxo. Os problemas ocorrem quando acontecem desvios ou bloqueios nesse fluxo.
Diante disso,não resta dúvida sobre os corriqueiros desencontros no ato de se comunicar, principalmente quando se refere as organizações onde o trabalho exige constante troca de informações, tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes. Para que esses desencontros não ocorram os fluxos e os bloqueios precisam ser minimizados durante o processo de comunicação.O processo de comunicação se inicia através do emissor que transmite a mensagem codificada através de um canal para o receptor, que a decodifica. O processo se finda com o feedback.
Sendo que o emissor e o receptor têm seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu própriofiltro cultural, vivências, emoções, toda a “bagagem” que traz consigo.



2.3 A FUNÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL





A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação. Mas sua propriedade nas organizações é solucionar problemas, gerar e facilitar acompreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista. Bem administrada, a comunicação oferece a qualquer empresa agilidade. Os administradores começaram a se preocupar com os aspectos “intangíveis” da organização, tais como liderança, comunicação, motivação organização, informal, buscando entender o comportamento humano e encontrar soluções para os problemas organizacionais.
A comunicação noambiente organizacional é importante por vários motivos, entre eles, porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem mais envolvidos com aquela empresa, eles estarão. A comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistemático do processo. Assim, o funcionário, sabendo o que seu trabalho representa no todo da organização, qual a importância dastarefas que realiza, do que produz, o desempenhará com mais eficiência.
Ela também é importante porque toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias. A Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da...
tracking img