Relacoes internacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Organizações Sociais
Convém discriminar que os tipos de organizações dividem-se em:
 Intergovernamentais (os objetivos podem ser específicos ou generalizados):
a) globais:
ONU(Organização das Nações Unidas) – objetivo generalizado;   
UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura) – objetivo específico, visa à cooperação.
b) regionais:
OEA –objetivo generalizado.
 Não-governamentais:
Greenpeace - objetivo específico.
Organização dos Estados Americanos (OEA)
A Organização dos Estados Americanos é uma organizaçãointergovernamental regional generalizada, com uma estrutura semelhante à ONU, visando à cooperação entre seus membros. Fundada em 1948, conta atualmente com a participação de 35 Estados-membros e tem sua sede emWashington (D.C. - EUA). A organização era definida como um organismo regional compondo o todo da Organização das Nações Unidas. As línguas oficiais são o inglês, espanhol, português e o francês.
Aprincipal finalidade da organização é garantir a segurança e a paz do continente americano. Sua finalidade compreende a defesa dos interesses e a busca de meios para o desenvolvimento econômico, social ecultural de seus membros.
Organização das Nações Unidas (ONU)
Substituindo a Liga das Nações, a Organização das Nações Unidas é uma das mais conhecidas e importantes organizações internacionais,visando à cooperação entre seus membros. Com a representação de quase 200 membros-estados, sua finalidade é generalizada, desta forma, compreende a discussão de diversas questões que abrangem as áreasda saúde, economia, segurança, entre outras.
Corte Internacional de Justiça
Decorrente da ONU, a Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da ONU. Está sediado em Haia, PaísesBaixos. As línguas oficiais são o inglês e o francês.
Ela é composta por 15 juízes, com mandato de 09 anos cada. Não pode ser incluído mais de um juiz da mesma nacionalidade. Funciona com o quorum...
tracking img