Relacione o verso da música “a gente quer viver uma nação. a gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão do
Conhecimento

Faculdade Interativa de Sumaré
2011
A criação do conhecimento organizacional
A criação do conhecimento organizacional,alimenta a inovação, e o conhecimento é criado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas.
Esse processo é dinâmico, produzindo duas dimensões diferentes da espiral da criação do conhecimento:
- Primeira espiral, queocorre na teoria do conhecimento, há a mobilização e conversão do conhecimento.
- Segunda espiral, que ocorre o conhecimento é criado por indivíduos, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito ocorrem de um nível inferior até os mais altos.
O primeiro passo para compreender como se cria o conhecimento organizacional é basear-se em um sólido fundamento epistemológico para distinguir doistipos de conhecimento - o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. A interação entre esses dois tipos de conhecimento, chamada de conversão do conhecimento, dá origem a quatro modos: socialização, externalização, combinação e internalização .
Mas se o conhecimento não puder ser compartilhado com os outros ou se não for desenvolvido em nível de grupo ou divisão, o conhecimento não se difundeem espiral na organização. Esse processo ocorre em diferentes níveis (individual, grupo, organização, interorganização), é uma das chaves para a compreensão da criação do conhecimento organizacional.
O conhecimento tácito e o conhecimento explícito
A história da epistemologia ocidental pode ser vista como uma controvérsia contínua sobre que tipo de conhecimento tácito ou conhecimentoexplícito - é mais verdadeiro.
Os ocidentais enfatizam o conhecimento explícito e os orientais o conhecimento tácito.
O modelo de criação do conhecimento fornece para visão oriental de que o conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre conhecimento tácito e conhecimento explícito.
O conhecimento explícito pode ser expresso em palavras e números, dados brutos, fórmulascientíficas, procedimentos codificados ou princípios universais.
Esse conhecimento é apenas uma ponta do iceberg; pois é "tácito" - invisível e inexprimível, pessoal, difícil de formalizar, o que dificulta a transmissão e compartilhamento. Está enraizado nas ações, experiências, emoções, valores e idéias do indivíduo; e também em conclusões, insights e palpites subjetivos.
As dimensões doconhecimento tácito:
- Dimensão técnica - abrange um tipo de capacidade informal e difícil de definir ou know-how. Por exemplo: um artesão é incapaz de articular princípios técnicos ou científicos subjacentes ao que sabe.
- Dimensão cognitiva - esquemas, modelos mentais, crenças e percepções tão arraigadas que são tomadas como certas, reflete nossa imagem da realidade (o que é) e a visão do futuro(o que deveria ser). Esses modelos implícitos moldam a forma de percepção do mundo à nossa volta.
A primeira implicação do reconhecimento do conhecimento tácito é a que a organização é um organismo vivo.
"Compartilhar a mesma compreensão, o rumo a que está tomando, tipo de mundo que quer viver e como transformar esse mundo em realidade é muito mais importante que processar informaçõesobjetivas, dentro da organização".
Segundo Levitt , "O conhecimento mais precioso não pode ser ensinado nem transmitido".
Exemplo: a criança que se queimou no fogão e nunca mais o toca, mesmo não aceso.
O aprendizado mais poderoso vem da experiência direta.
O pensamento enfatiza a unidade do corpo e da mente.
Exemplo: a criança aprende através de tentativa e erro; a falar, andar e comer.
Asegunda implicação do reconhecimento do conhecimento tácito deriva-se da primeira.
Considera-se a inovação como uma forma inteiramente diferente; trata-se de um processo contínuo altamente individual de auto-renovação organizacional e pessoal. Torna-se indispensável o compromisso pessoal dos funcionários e sua identificação com a empresa e sua missão.
O que serve de combustível para a inovação...
tracking img