Relacione adubação com eutrofização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em grupo: relacione adubação com eutrofização
Do ponto de vista ecológico, o termo "eutrofização" designa o processo de degradação que sofrem os lagos e outros reservatórios naturais de água quandoexcessivamente enriquecidos de nutrientes, que limita a atividade biológica.
O processo de eutrofização traduz-se pelo enriquecimento excessivo de nutrientes, tais como o azoto (N) e o fósforo (P),nos cursos de água, levando à proliferação de algas. A sua decomposição leva ao aumento de microorganismos e conseqüente deteorização da qualidade da água.
A eutrofização pode ter uma origem naturalou acelerada.
A eutrofização natural é um processo muito demorado, estando associado à evolução de ecossistemas durante o fenômeno de sucessão ecológica. Por sua vez, a eutrofização aceleradaconsiste num processo de enriquecimento de nutrientes provenientes de atividades humanas, como por exemplo, a agricultura, a indústria e os esgotos oriundos das atividades urbanas.
A adubação é a práticaagrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimentodas culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que sãorecursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.
A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir dadecomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmenteleguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal.
Portanto, a eutrofização tem a função primordial de designa o processo de degradação que sofrem os lagos e outros reservatórios naturais...
tracking img