Relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia, no estabelecimento da escola Secundária da Sé. O tema tratado são as Relações Interpessoais. Este tema reporta-se ao modo como nos relacionamos com os outros ao longo da vida e, também, o impacto que as interações que estabelecemos têm na nossa personalidade e essência. Deste modo, é imperativo que façamosalgumas questões contextualizadas no tema das relações, tais como: “Como pensamos os outros?”; “Como influenciamos e somos influenciados pelos outros?”; “O que nos leva a aceitar a opinião dos outros?”; “Até que ponto conformar-se ou ser obediente pode ser benéfico?”. Estas perguntas serão respondidas no final do trabalho.

Com este trabalho pretendemos caracterizar os processos fundamentais decognição social, onde se incluem as impressões, as expectativas, as atitudes, e as representações sociais. Além deste, outro objectivo é a explicação dos processos de influência entre os indivíduos. É, portanto, a partir do estudo destes tópicos que nos permitirá responder às questões anteriormente indicadas.

Consideramos que este trabalho nos vai ajudar a perceber melhor o mundo em que vivemos, e osoutros, com quem nos relacionamos.

1.1.Processos fundamentais da Cognição Social
Cognição Social

Ao estudamos a cultura e o modo como os seres humanos a integram, através do processo de socialização, compreendemos melhor as diferenças que nos distinguem dos outros animais. Deste modo, observamos que estas diferenças se devem, principalmente, ao comportamento humano apresentar uma enormecomplexidade e diversidade nas mais diferentes relações que estabelece com o meio, aparecendo assim as interacções sociais. Estas baseiam-se numa modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contacto e da comunicação que se estabelece entre eles.

Assim, pode-se dizer que grande parte da nossa vida se desenrola e organiza no contexto de instituições sociais, pois sãoestas que orientam o nosso comportamento. Para além disso, a maior parte das interacções sociais são orientadas por factores de ordem cognitiva que organizam a maneira como compreendemos e interpretamos as diversas situações.

“Os indivíduos não reagem simplesmente às situações objectivas, mas às interpretações subjectivas das mesmas.”

Deste feito, define-se cognição social como o termo quedesigna os actos, processos e mecanismos desenvolvidos no processo do desenvolvimento, assim como o resultado da conjunção desses elementos. Ou seja, é o conjunto de processos que estão na base do modo como encaramos os outros, a nós próprios e à forma como interagimos.

Como temos uma capacidade limitada de processamento da informação, relativa ao mundo social, recorremos a esquemas querepresentam o nosso conhecimento sobre os nossos papéis no mundo social. Deste modo, utilizamos vários processos de cognição social, sendo eles as:

. Impressões;

. Expectativas;

. Atitudes;

. Representações sociais;

Impressões

Devido à complexidade do mundo e dos outros, e porque na nossa relação com o mundo necessitamos de os conhecer, recorremos a esquemas, que são considerados comoestruturas cognitivas através do qual o sujeito se adapta e organiza os objectos, experiências agrupando-os segundo as suas características comuns, pois existe uma limitação de processamento de informação.

Deste modo, para termos a informação necessária para formarmos os esquemas, vão aparecer as impressões. Estas são encaradas como noções que se criam no contacto com as pessoas e que nos dãoum quadro interpretativo para as avaliarmos. Ou seja, no primeiro contacto que temos com alguém que não conhecemos construímos uma imagem, uma ideia sobre essa pessoa, a partir de algumas características que nos transmite.

Um dos aspectos mais importantes das impressões é o efeito que tem na relação interpessoal que se estabelecerá no futuro. Isto é, a produção da impressão é mútua, o que...
tracking img