Relacionamento interpesoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – A Psicologia Humanista fala sobre o self e a percepção. Comente sobre as principais teorias e em que podem auxiliar na gestão de pessoas.

C.H. Cooley foi um dos primeiros psicólogos sociais a explorar a idéia do “self”. Ele reconheceu que o meio social do qual a pessoa provém contribui, em grande parte, para o modo pelo qual a pessoa se vê. Com esta idéia em mente, desenvolveu umateoria do “self” que se preocupava primariamente com o modo pelo qual o “self” cresce em conseqüência das interações interpessoais. A partir disto estipulou o conceito do “self” do espelho, que talvez seja melhor expresso em suas próprias palavras.
Podemos ver aqui, no processo de auto-apreciação de um indivíduo, a importância da sua percepção precisa e da interpretação adequada da reação deuma outra pessoa a ele.
Um ponto de vista um pouco mais sofisticado do “self” foi desenvolvido por G. H. Mead, o qual, como Cooley, sentiu necessário enraizar o “self” nas condições sociais relevantes ao indivíduo e derivar o conteúdo do “self” da interação entre o indivíduo e o seu mundo social. O “self” de Mead é um objeto da consciência, ao invés de um sistema de processos. Isto é,chegamos a nos conhecer e reagimos a nós mesmos como vemos os outros responderem a nós. O “self” de Mead é um “self” formado socialmente que cresce num contexto social onde há uma comunicação social. Ele surge, ainda, que uma pessoa pode ter tantos “selves” como o número de grupos sociais dos quais participa. Por exemplo, uma pessoa pode ter um “self” familiar que reflete os valores e as atitudesexpressas pela sua família, um “self” escolar que representa as expectativas e as atitudes expressas pelos seus professores e colegas, e muitos outros “selves”.
É por meio da sua assimilação destas avaliações refletidas que a criança começa a desenvolver expectativas e atitudes a respeito de si mesma como indivíduo. Se estas avaliações foram em grande parte depreciadora, então a auto-imagemtende a ser derrogatória e hostil. Se, por outro lado, as avaliações refletidas foram principalmente construtivas e positivas, então os nossos sentimentos sobre nós mesmos serão mais inclinados a serem positivos e apavoradores.
Via cada pessoa como um ser consciente normalmente cônscio das razões de seu comportamento. Mais do que isto, cada pessoa é um indivíduo autoconsciente, capaz deplanejar e orientar suas ações com plena consciência do seu significado para a sua própria auto-realização.
Cada um organiza sua vida de modo a alcançar o objetivo de ser mais ou menos superior àqueles que procuram atingir alvos similares.
O importante é que o indivíduo elabora um certo “plano de vida” dirigido de maneira a sobrepujar o defeito ou compensá-lo. É este estabelecimento de umalvo ou direção na vida que dá significado aos eventos que, de outra forma, não fariam sentido. A concepção da natureza da personalidade de Adler coincide satisfatoriamente com a idéia humanística de que a pessoa pode ser a dona, não a vítima, de seu destina.
Qualquer um ou a combinação destas experiências pode predispor um indivíduo a adotar certas estratégias de ajustamento para satisfazeruma necessidade neuróticas que derivam de relações humanas perturbadas. Horney elaborou uma lista de dez necessidades, cada uma das quis poderia ser adquirida em conseqüência de lidar com o problema das relações humanas perturbadas. Ela denominou estas necessidades de “neuróticas” porque são soluções irracionais para o problema básico
Horney, mais tarde, classificou estas dez necessidadesneuróticas em três grupos: (1) mover-se em direção às pessoas, (2) mover-se no sentido de se afastar das pessoas e (3) mover-se contra as pessoas. Cada um destes traços de resposta interpessoais representa uma orientação básica em relação aos outros e a si mesmo.

Carl Rogers (A Pessoa que funciona Totalmente)

Os principais ingredientes conceituais da teoria do “self” de Rogers são os...
tracking img