Relacionamento amorosos na era digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Luis Fernando Toyota
Nara Ligia Morali Salviato

Relacionamento Amoroso na Era Digital

Universidade São Marcos
São Paulo, 2006

Luis Fernando Toyota
Nara Ligia Morali Salviato

Relacionamento Amoroso na Era Digital

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade São Marcos, como exigência do Curso de Psicologia, realizado soborientação da Profª. Dra.  Cleide Marly Nébias

Universidade São Marcos
São Paulo, 2006

"Como um tímido veterano, acho que: já posso dar alguns conselhos às novas gerações de envergonhados, jovens que estão recém descobrindo o martírio de ter de enfrentar este terror, os outros, e se lançando na grande aventura: que é se impor, se fazer ouvir, ter amigos, namorar,procriar e, enfim, viver, quando o que preferia era ficar quieto em : casa. Ou, de preferência, no útero.”

Luiz Fernando Veríssimo

TOYOTA, Luis Fernando & SALVIATO, Nara Ligia Morali “Relacionamentos Amorosos na Era Digital”. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Psicologia. Universidade São Marcos, São Paulo, 2006 (26 Páginas)

RESUMO

Opresente estudo tem como objetivo compreender sobre o principal motivo que leva as pessoas a buscarem e estabelecerem relacionamentos afetivos e amorosos por meio da Internet.

Para aprofundamento e maior reflexão sobre o tema abordado, fundamentamo-nos nas idéias de autores contemporâneos como Bauman, Zacharias, Campos, Nunes e Maiorino que discutem temas atuais, como por exemplo,tecnologia, globalização e assuntos correlacionados à era digital.

Para o desenvolvimento da pesquisa, coletamos dados a partir da aplicação de questionários em pessoas que utilizam a Internet como mediadora para estabelecerem relacionamentos amorosos. Os relatos destas pessoas foram primeiramente organizados e analisados seguindo a orientação de Bardin.

A análise dos dados permitiusustentamos que a introversão foi o fator de maior incidência nas respostas das pessoas e para maior compreensão desta caracteristica apoiamo-nos na teoria Junguiana.

PALAVRAS CHAVES: Relacionamento; Era digital; Introversão.
SUMÁRIO

RESUMO
INTRODUÇÃO I
1 – Era Digital 01
2 – Método 06
3 – A Introversão 10
A Atitude Introvertida 12
As Quatro Funções 15
4 – Análise dasEntrevistas 19
Considerações Finais 24
Referências 25
Anexo I 26
Anexo II 27
INTRODUÇÃO

Os Chat e seu universo se expandiram de forma tão significativa e com tamanha velocidade, que hoje dispõem dos recursos mais avançados (Grafismo em 3ª dimensão, sons, imagens e a conversa em tempo real).

Estar nos Chat pode ser interpretado como estar em alta, fazer parte da moda, sevalorizar e destacar-se na sociedade. A principio as pessoas buscam pertencer a um “espaço”, ou seja, fazer parte de um veículo de comunicação tão moderno e tão na moda, pois vivemos em um tempo no qual a condição de sujeito é legitimada a partir de sua inserção no mundo.

Inicialmente nossa proposta de trabalho era discutir a superficialidade nos relacionamentos amorosos estabelecidos pormeio da Internet, mas nos deparamos com uma questão muito particular, a de que cada individuo pode elaborar a superficialidade de maneira distinta e vivenciá-la de forma específica.

No decorrer do desenvolvimento do trabalho, nos deparamos com uma preocupação: ao abordarmos a superficialidade, tratariamos de algo que depende do contexto social, histórico e cultural, não podendo assim serexplanada com um caráter já pré-determinado e também não podendo ser atribuído ao relacionamento estabelecido por meio da internet, um relacionamento afetivo superficial, pois já estaríamos rotulando e pré-conceituando a relação estabelecida conforme os nossos constructos pessoais.

O próximo passo foi reelaborar e focar o problema de pesquisa no: Por que as pessoas buscam manter um...
tracking img