RELACAO DOS PRINCIPIOS GERAIS DE ADMINSTRACAO DE FAYOL COM OS FILMES TROPA DE ELITE 1 E 2

3640 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

RELAÇÃO DOS PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINSTRAÇÃO DE FAYOL COM OS FILMES TROPA DE ELITE 1 E 2

PORTO ALEGRE
2012

1 INTRODUÇÃO

Nos filmes “Tropa de Elite I – Missão dada é missão cumprida” e “Tropa de Elite II – O inimigo agora é outro”, é demonstrada a realidade vivenciada pelos policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE), bem como o microcosmo das favelas cariocas, onde o Estado de Direito não está presente, mas sim o Estado Paralelo, tendo em vista a ausência do Estado (Poder Público) em oferecer aos integrantes da favela a devida assistência. Em ambos os filmes, percebemos a obsessão pelo comando, não só no BOPE como também na favela, com aplicação da ordem de cima para baixo, o que nos permite a comparação com a Teoria Clássica da Administração, ou Fayolismo, neste e em outros quesitos. O presente trabalho visa o confronto de passagens dos filmes supracitados com a teoria desenvolvida por Fayol, e a identificação de cada um dos 14 princípios gerais da administração por ele propostas, como seguem:
1) Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção, aumentando a produtividade.
2) Autoridade - Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.
3) Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
4) Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
5) Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para

Relacionados

  • TGA II
    35008 palavras | 141 páginas
  • organizaçao
    105130 palavras | 421 páginas