Rela O Entre O Filme A Festa De Babette E O Pensamento De Durkheim

462 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

EDIANA TAQUES, GABRIELY MARTINS, MARIA BEATRIZ CARDOSO

A CONSCIÊNCIA COLETIVA RELACIONADA AO FILME: A FESTA DE BABETTE

PONTA GROSSSA 2015

EDIANA TAQUES, GABRIELY MARTINS, MARIA BEATRIZ CARDOSO

A CONSCIENCIA COLETIVA RELACIONADA AO FILME A FESTA DE BABETTE

Dissertação apresentada para obtenção de nota na Disciplina de Sociologia.

Professora Maria Marce Moliani

PONTA GROSSA
2015
1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos abordar o conceito de consciência coletiva, baseado nos pensamentos de Durkheim, como uma sociedade se comporta em relação a este conceito e relacioná-lo ao filme A festa de Babette, que mostra muitas atitudes ligadas ao assunto que iremos debater.

2 Relação entre o filme A festa de Babette e o pensamento de Durkheim.

O local onde se passa o filme A festa de Babette é um pequeno vilarejo, onde todos se conhecem, se ajudam e convivem diariamente. Definitivamente uma solidariedade mecânica. Uma comunidade onde há poucas divisões de trabalho, sendo apenas para a sobrevivência, como o do pescador, do dono da mercearia, que também assume outras funções e o de Babette, como cozinheira.
Nesses tipos de sociedade, a família, a religião, as tradições e os costumes estão fortemente presentes, coagindo todo o vilarejo, conforme visto nas atitudes das irmãs Martine e Philippa. Filhas de um pastor muito rígido na conduta cristã, elas foram criadas em um ambiente restrito às práticas da vida religiosa.
O conjunto das crenças e dos sentimentos comuns dos membros de uma mesma sociedade é chamado de consciência coletiva ou comum. A consciência coletiva determina o “tipo psíquico” da sociedade, que mostra o que é moral e certo, delineando as atitudes de todos, como no filme, em que Babette resolve preparar um jantar diferente das tradições e costumes daquela sociedade, e é

Relacionados