RELA ES ENTRE ADEGRADA O DO SOLO E GUA EM RELA O AO CLIMA E O SISTEMA DE PRODU O

4717 palavras 19 páginas
1.0 Resumo
A resposta fisiológica de uma planta a determinados tipos de solo, pode ocorrer de forma favorável ou não. Isso pode acontecer devido a existência de diferentes compostos presentes na massa do solo, seu ciclo de vida, desde a inserção da semente ate o período de maturação do grão requer uma série de fatores que se não forem os considerados como ideais ou ótimos para a planta, este ciclo vital pode sofrer drásticas mudanças comportamentais que podem comprometer o objetivo principal de determinada cultura.
Algumas condições como excesso ou falta de água no solo pode causar mudanças drásticas na planta e algumas vezes ate mesmo sua morte, já a falta de algum nutriente presente no solo pode gerar algum tipo de má formação durante o ciclo e com isso ter algum tipo de falha na planta, como déficit de crescimento, má formação de grãos etc. Com tudo, veremos a seguir algumas das mais conhecidas e comuns formas de resposta da planta em relação ao solo.
Palavras chaves: Adaptação, fotossíntese, clima, produtividade.

2.0 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade tratar sobre os processos que a planta passa ao se adaptar quando se encontra em condições de déficit hídrico e nutricional, qual tipo de mecanismo morfológicos e fisiológicos que se alteram na produção, fotossíntese e crescimento radicular, que podem afetar o desenvolvimento e crescimento de uma cultura. (MEARA; 2013).
A capacidade da planta tolerar o déficit hídrico e nutricional tem um importante mecanismo de resistência para manter o processo produtivo em condições de baixa disponibilidade de água e nutrientes às plantas. Por isso, a importância de se abordar alguns aspectos dos fatores morfológicos e fisiológicos que influenciam a habilidade das plantas no processo de adaptação a situações de baixa disponibilidade dos mesmos. (MEARA; 2013).
A déficiencia hídrica em muitas culturas pode ter impacto negativo no seu desenvolvimento e com isso a água não é conservada pela planta e

Relacionados