Relaçoes sociais e serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• FUNDAÇÃO LEÃO XIII (1946 – através do decreto lei): atuação focalizada nos habitantes favelados (fenômeno crescente a partir do êxodo rural).
Âmbito de ação: favelas da cidade do Rio de Janeiro,que era à época, capital federal.
A extrema precariedade material e moral dessa população, expunha à influência do comunismo, segundo avaliação das autoridades.
Serviço Social na Fundação: o“problema da favela” é o problema da educação/casos individuais, lazer educativo, educação popular e formal.
Pág. 294 – o empreendimento de educação e lazer para favelados visa ocupar o seu tempo livre(resgatado do capitalismo) para ocupá-lo de forma que neutralizasse seu possível conteúdo de autonomia e relativa liberdade.
• PREVIDÊNCIA SOCIAL: A primeira experiência oficial da implantação doServiço Social na estrutura burocrática do seguro social foi 1942 no IPAC (Instituição de Pensões e Aposentadoria dos Comerciários).
O assistente social passou a ser elemento que esclareceria sobre oseguro social; é ele quem oferecia uma face humana à burocracia do órgão e passa a incentivar o pagamento das prestações, sublinhando as vantagens para o trabalhador. A ideologia do assistente socialacentuava que o espírito de imprevidência e insegurança das camadas pobres derivava de sua ignorância acerca das finalidades do seguro social. Seria preciso investir na educação social do segurado.Institucionalização da prática profissional dos assistentes sociais
Serviço Social: mandato institucional profundamente vinculado a uma demanda, objetivamente determinada pela relação de forçaentre as classes fundamentais da sociedade.
O rompimento da profissão com sua origem católica se dá via o surgimento e consolidação do mercado de trabalho (grandes instituições/influência do ServiçoSocial Norte Americano) e o assalariamento da força de trabalho ( não eram mais moças de família, mas camadas médias que tiveram que vender sua força de trabalho).
O significado social da profissão...
tracking img