Relaçao de transformaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Utilizaçao como circuito de proteçao

Os tcs destinados a proteção devem prioritariamente suportar grandes correntes durante curtos intervalos de tempo, sem entrar emsaturação. Normalmente, devem tolerar surtos de até 20 vezes a corrente nominal. Isso é necessário para garantir o acionamento de circuitos de proteção contra sobrecorrentes. Embora a precisão na leitura decorrente seja boa, não é este o objetivo principal do TC para proteção.

Os Tps são destinados primariamente à transformação da tensão e das correntes operando com altos valores de potência, deforma a elevar o valor da tensão e consequentemente reduzir o valor da corrente.

Relaçao de transformaçao

A RT é determinada nafabricação dos Transformadores pela razão entre o número de espiras do enrolamento primario sobre o número de espiras do enrolamento secundário, assim conhecendo-se a RT e a tensão no circuitosecundário, tem-se o valor da tensão no circuito primário. Os TPs podem ser considerados especiais, pois são fabricados de forma a apresentar uma RT com ótima exatidão, ou seja, uma pequena variação na tensão doprimário causará uma variação proporcional também no secundário, permitindo assim que indicação no voltímetro apresente uma incerteza de medição muito pequena. A tensão reduzida do circuitosecundário também é usada para alimentar, de forma igualmente segura, os circuitos de proteção e controle de subestações.
A bobina do transformador à qual se aplica a tensão de entrada é denominada enrolamentoprimário. A passagem de corrente por ela estabelece um campo magnético que induz a tensão na outra bobina (enrolamento secundário).
Como a grandeza da tensão induzida depende do número de espirasdo secundário, em relação ao número de espiras do primário, a relação de espiras é uma característica nimportante do transformador. É definida como a relação entre o número de espiras do...
tracking img