Relações e implicações da historia da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Sertãozinho

Historia da Educação e da Pedagogia

Relações e implicações da Historia da educação no modelo Atual Educacional Brasileiro.

Sertãozinho
2011

Relações e implicações da Historia da educação
No modelo atual educacional Brasileiro

Nome: Kelly Rocha Torres

Introdução

O trabalho temcomo objetivo analisar o desenvolvimento da educação através do tempo. Buscar informações importantes do processo educacional para entendermos a realidade.

Desenvolvemos a linha do tempo, fazendo um rápido resumo dos fatos e períodos que marcaram a Historia da Educação no Brasil.

E um breve modelo da atual Educação Brasileira, suas descobertas, falta de estrutura, e também seus avanços.Diante dos fatos expostos convidamos a leitura do trabalho com o propósito de refletir o processo educacional atual.

Tema: Desenvolvimento Histórico da educação e da pedagogia no Brasil

Para entender os problemas da educação brasileira é preciso voltar no tempo e fazer um rápido resumo dos fatos marcantes.
O ano de 1.500 foi o começo de tudo com as primeiras relações de um estado Português coma educação da população indígena, mas as escolas só surgiram mais tarde.
Período Jesuítico (1.549- 1.759) Quando as famílias portuguesas começaram a chegar ao Brasil e foi assim que teve inicio a educação no Brasil, com os Padres jesuítas como professores, mas os indígenas resistem e as mães levam seus filhos para o interior da mata.
Em 1.554, são fundadas as primeiras escolas Jesuítas de SãoPaulo, tendo como seu professor o Padre José de Anchieta, já em 1.577, José de Anchieta relata sua dura rotina, em tempos de escrita a pena.
A partir daí teve uma sucessão de colégios fundados. E em 1.689 é resolvida a questão dos moços pardos que foi a proibição da matricula de mestiços, mas para não perderem o subsidio que recebiam pelo fato de serem escolas publicas são obrigados areadmiti-los.
Esse modelo de educação funcionou por 210 anos e pelo fato de serem os únicos responsáveis pela educação no Brasil, o que se viu a seguir foi o absoluto caos, com a expulsão dos Jesuítas por Marques de Pombal.
Período Pombalino (1.760- 1.808) Com a expulsão dos Jesuítas o estado fica responsável pela educação, e com a expulsão também se foi a organização. Pouca coisa restou e o que continuou afuncionar não era de jurisdição Jesuítica.
Essa expulsão se deu por diferenças de objetivos políticos, ou seja, se as escolas da companhia de Jesus tinham o propósito de servir os interesses da fé, Pombal queria organizar as escolas para servir os interesses do estado. Em 1.772 os professores não tinham preparação e eram mal pagos.
Período Joanino (1.808- 1.821) Os estudantes mais ambiciososprecisavam ir para instituições Européias como a Universidade de Coimbra em Portugal.
Em 1.810, desfazendo-se de seus próprios livros (60.000 volumes) trazidos de Portugal, D.João funda a nossa primeira biblioteca. Neste mesmo ano é criada a Academia Militar.
Em 1.814, a biblioteca Real torna-se nossa primeira biblioteca e em 1.818, surge o curso de desenho com o objetivo de beneficiar muitosramos da indústria, neste mesmo ano é criado o museu nacional no Rio de Janeiro.
Tivemos também o surgimento da imprensa onde permitiu que os fatos e ideias fossem divulgados e discutidos no meio da população letrada, preparando terreno para as praticas políticas que atravessaram o período seguinte da historia do Brasil, a educação continuou a ter uma importância secundaria.
Período Imperial(1.822-1.889) Em 1.882 o decreto de 1° de março criava no rio de Janeiro uma escola baseada no método Lancasteriano, ou seja, somente um professor para cada escola. Em 1.824, outorga à primeira constituição Brasileira a lei Magna onde o artigo 179 dizia que a introdução primaria é gratuita para todos os cidadãos.
Em 1.826, um decreto propunha ainda a abertura de escolas para meninas, neste ano é...
tracking img