Relações sociais de gênero, violência doméstica e serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GEYSSIMAR SANDIM BACARGI DIAS ISABEL CRISTINA MELINSKY

“RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SERVIÇO SOCIAL”

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCDB DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL CAMPO GRANDE - MS DEZEMBRO, 1997

GEYSSIMAR SANDIM BACARGI DIAS ISABEL CRISTINA MELINSKY

“RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SERVIÇO SOCIAL”

Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado na Universidade Católica Dom Bosco, Departamento de Serviço Social, como obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social, orientado pela Assistente Social e Professora Elisa Rodrigues Villanueva.

CAMPO GRANDE - MS DEZEMBRO, 1997

DEDICATÓRIA

À nossa Orientadora e Professora Elisa Rodrigues Villanueva e nossa Supervisora Técnica e Assistente Social, Joana Maria Matos Machado, quemuito contribuíram para o nosso crescimento acadêmico, nos transmitindo conhecimentos e experiências profissionais com dedicação e carinho, expressamos o nosso mais profundo agradecimento.

“Nós pedimos com insistência: não digam nunca ‘isso é natural!’ Diante dos acontecimentos de cada dia; Numa época que reina a confusão; Em que ocorre o sangue; Em que se ordena a desordem; Em que oarbitrário tem força de lei; Em que a humanidade se desumaniza; Não digam nunca: Isso é Natural!”

BERTOLT BRECHT

AGRADECIMENTO

À DEUS

Que nos deu o dom da vida, que em todos os momentos abençoou o nosso caminho e nos deu força e coragem para persistir em todos os obstáculos que surgiram.

AOS PAIS

Que estiveram presentes nos estimulando a não desistir com muita paciência e carinho,nossa incessante gratidão.

AO MEU MARIDO

Que com amor me compreendeu e incentivou durante toda a caminhada. Geyssimar

AOS COLEGAS

Pelos momentos alegres e difíceis que passamos durante todos estes anos.

À TODOS AQUELES

Que direta ou indiretamente contribuíram para que este trabalho se concretizasse.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

01

CAPÍTULO I - CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIACONTRA A MULHER 1.1. A MULHER E SUA HISTÓRIA DE SUBMISSÃO 1.2. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 03 06

CAPÍTULO II - A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER COMO UMA CONSEQÜÊNCIA
DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

2.1. RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO 2.2. BUSCANDO SOLUÇÕES PARA A MINIMIZAÇÃO
DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

11

16

CAPÍTULO III - O SERVIÇO SOCIAL E A INSTITUIÇÃO 3.1. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DOM BOSCO 3.2. OSERVIÇO SOCIAL NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DOM BOSCO 23 21

CONCLUSÃO ANEXOS BIBLIOGRAFIA

28 30 33

INTRODUÇÃO

Ao depararmos com inúmeros casos de violência doméstica em nosso campo de estágio (Núcleo de Prática Jurídica Dom Bosco) passamos a nos questionar, sobre os motivos que levam as mulheres a suportarem por tanto tempo a agressão de seus companheiros.

Ao relatar o motivo que aslevou a procurar a justiça, observávamos o estado de fragilidade, dor e humilhação em que se encontravam. Através dos relatos, foi possível observar também que a maioria das mulheres só toma uma atitude quando o sofrimento ultrapassa os seus limites de suportação.

A questão é, por que elas esperam ultrapassar estes limites para buscar ajuda? Por que algumas mulheres se submetem durante tantotempo a essa humilhação, mesmo sabendo que traz sofrimento e marcas profundas a seus filhos e a elas mesmas?

O que nos impulsiona a buscar respostas a estas questões, é saber que enquanto profissionais estaremos nos deparando com este tipo de problema em qualquer área ou seguimento em que atuarmos. Diante disso se faz necessário refletirmos de que forma a atuação profissional do AssistenteSocial contribui para a minimização deste problema enfrentado por um número grande de mulheres em nosso país.

Buscando respostas a estes questionamentos, consultamos bibliografia que trata do assunto e narra experiências de outras pessoas que se interessam pela questão da violência contra a mulher. Todas as informações coletadas

encontram-se descritas no Capítulo I e servem de base para o...
tracking img