Relações sindicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

ETAPA 1
A empresa que analisamos é o Supermercado Tropical, uma rede de supermercado contando com 6 (seis) supermercados em Rondonópolis\MT espalhados por toda a cidade. É a maior rede de supermercado da nossa cidade. A sua matriz é localizada no Bairro Jardim Tropical, uma empresa de porte médio, cuja a missão é:

“Atender bem aos nossos clientes, e buscar a satisfação total para todos.”

A visão é:

“Ser a maior rede de supermercados do Estado.”

Escolhemos também o supermercado Tropical pela abertura e confiança do seu gerente Sr. Júlio Cesar, e por ser o local de trabalho de um dos integrantes do grupo.
A empresa conta com mais de 350 trabalhadores nos seus seis supermercados.Histórico Tropical Supermercados
Segundo o site da organização, a empresa Tropical Supermercados surgiu há 18 anos, mais precisamente no dia 05 de dezembro de 1992, quando dois irmãos, Fernando e Júlio César, decidiram montar uma sociedade. Fernando tinha experiência como bancário e Júlio César no ramo de supermercados, esta foi então a formula do sucesso da rede TropicalSupermercados que conta hoje com 06 lojas em bairros estratégicos da cidade e mais de 350 colaboradores.

ETAPA 2

O filme Eles não usam Black-tie que iniciou a crítica ao governo e aos proletariados em representação as classes subalternas. O filme mostra a preocupação com as camadas menos favorecidas da sociedade e a construção de uma identidade nacional com diversas culturasinternas.
Este filme revela uma realidade do final da ditadura no Brasil, a repressão e o movimento sindical paulista através do trabalhador operariado.
No final dos ano 80 até o inicio dos anos 90 o movimento sindical conseguiu conquistas sociais por todo o país. Metalúrgicos, bancários, petroleiros e funcionários públicos foram os profissionais que se destacaram naquela época. Osprofissionais brigavam por aumento salarial, melhores condições de trabalho.
Na década de 80 o trabalhador operariado não tinha muitas garantias de trabalho, era explorada a sua mão de obra, o salário era irrisório e as condições de trabalho precárias.
A revolução sindical veio com a intensão de trazer mais qualidade de vida aos trabalhadores, esta luta foi intensa e cansativa, mas nofinal conquistaram seus direitos.
Atualmente, com a reforma sindicalista e judiciária o trabalhador tem vez e voz ativa, eliminando 90% das greves sendo revolvidos os conflitos através de convenções e acordos coletivos.
A natureza jurídica do pacto coletivo pode ser expressa de três maneiras: contratualista e normativista. O contratualista são os contratos de acordo em comum dasobrigações conferido pelo sindicato; o normativista considera o contrato coletivo um contrato hibrido, ou seja, com corpo de contrato e alma de lei, são clausulas oriundas da negociação coletiva como de sentença proferida em dissidio coletivo na base territorial especificada.
As convenções e os acordos deverão conter:
• Designação dos sindicatos convenentes ou sindicatos e empresasacordantes;
• Prazo de vigência;
• Categoria ou classes de trabalhadores abrangidas pelos respectivos dispositivos;
• Condições ajustadas para reger as relações individuais de trabalho durante a sua vigência;
• Normas para conciliação das divergências surgidas entre os convenentes por motivo da aplicação dos seus dispositivos;
• Disposições sobre o processo de sua prorrogação ede revisão total ou parcial de seus dispositivos;
• Direitos e deveres dos empregados e das empresas;
• Penalidades para os sindicatos convenentes, os empregados e as empresas em caso de violação de seus dispositivos. Parte inferior do formulário

Será nula a clausula que contrarie a política econômico-financeira ou salarial do Governo, segundo os arts. 623 e 624 consolidados,...
tracking img