Relações precoces

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
Relações Precoces

As Competências da Mãe
Uma interacção equilibrada exige que a mãe interprete adequadamente os sinais emitidos pelo bebé e que responda de forma apropriada. Se o bebé obtém o queprecisa, reagirá com alegria; se, depois de várias tentativas para atrair a mãe, não consegue, manifestará ansiedade e frustração.
Entre o nascimento e os 18 meses, o bebé mantém uma relaçãoprivilegiada com a mãe, que oscila entre confiança e desconfiança. Se a mãe cuida do bebé, se está disponível para responder às suas solicitações, desenvolve um sentimento de confiança fazendo-o sentirseguro. Caso a mãe não responda adequadamente, podem desenvolver-se sentimentos de desconfiança. Segundo Erikson, a confiança reflectir-se-ia ao longo da via, manifestando-se numa capacidade de adaptaçãoàs pessoas e às situações em contexto social.
A sensibilidade e a disponibilidade da mãe face às necessidades do bebé e o prazer mútuo nas interacções que se estabelecem propiciam um sentimento internode segurança, que é gerador de uma confiança básica que permite ao bebé encarar o mundo de forma positiva. A qualidade da relação entre a mãe e o bebé é, assim, importante, para o desenvolvimento dapersonalidade, da autoconfiança.
Segundo o modelo continente-conteúdo de Bion, a mãe pode ser a depositária dos sentimentos contraditórios do seu filho. Face à ansiedade do bebé, este psicanalistasugere três possibilidades de actuação da mãe:

·Interpreta-a como uma manha perturbadora, agudizando a ansiedade – como a mãe não se liga ao bebé não é continente;
·Fica tão alarmada quedesenvolve comportamentos ansiosos de sobreprotecção – excede-se em agitação transmitindo ainda mais angústia para o bebé, não é uma mãe continente;
·Reage às necessidades do bebé dando acolhimento àangústia e à ansiedade do filho sem as desenvolver – transmite equilíbrio psicológico

A Importância da Relação de Vinculação

John Bowlby desenvolveu uma teoria denominada vinculação que é definida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Precoces
  • Relações precoces
  • relaçoes precoces
  • Relaçoes precoces
  • Relações Precoces
  • Relações precoces
  • Relações precoces
  • Relações Precoces

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!