Relações interpessoais

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
RELAÇÕES INTERPESSOAIS

1. Processos fundamentais de cognição social

IMPRESSÕES - Noções criadas no contacto com as pessoas que n
os fornecem um quadro interpretativo para as julgarmos no que elas são e nas suas reacções. Directas – formada a partir da própria experiencia. Indirectas - formada a partir da experiência dos outros

Categorização social - (Allport) categorizar éincluir pessoas e acontecimentos singulares em conjuntos familiares; integrar num conjunto máximo de informação, economizando estratégias de pensamento e facilitando a actuação na realidade; identificar objectos e acontecimentos portadores de marcas ou sinais próprios das categorias em questão; atribuir aos objectos caracterizados um complexo de ideias e emoções que passa a permanecer em cada umdeles.
É um processo racional se parte de verdades devidamente comprovadas

Padrão ou Traço Central - designação que Asch deu aos atributos marcantes que determinam a percepção geral de uma pessoa.

IMPRESSÃO GLOBAL – INDÍCIOS FÍSICOS, VERBAIS, NÃO VERBAIS, COMPORTAMENTAIS

- O “Efeito de Halo” é um conceito de Thurstone que perspectiva o acordo entre os comportamentos efectuados eas expectativas criadas, uma vez que tendemos a privilegiar aquelas características que confirmam a primeira impressão.

- O “Efeito de Primazia” é um conceito de Asch para exprimir o impacto das primeiras impressões na organização das futuras cognições.

EXPECTATIVA - Atitude psicoafectiva que em dadas circunstâncias leva o individuo a efectuar antecipações relativamente a determinadasocorrências sociais. Asch as primeiras impressões é que perduram devido ao efeito de primazia => os atributos ganham sentidos diferentes conforme o contexto sugerido pelos traços indicados no inicio de cada lista de adjectivos caracterizadores de uma pessoa, por exemplo.

As espectativas são determinadas pelos processos de cognição social e estes, por sua vez, também dependem dos ESTATUTOS e PAPÉISSOCIAIS.
ESTATUTO – (Posição Social), conjunto de comportamentos que legitimamente esperamos por parte dos outros.

PAPÉIS SOCIAIS – (Função Social), conjunto de comportamentos que legítimamente os outros esperam de nós.

EXPECTACTIVAS – Capacidade de antecipação/Previsão dos comportamentos e atitudes.

Processos Indutivos – (Processos ascendentes), através de um sinal particular, incluímos apessoa numa determinada categoria – concebemos uma generalização.
EX: se vejo alguém, num corredor de hospital, com uma bata branca e esteroscópio, tenderei a incluir essa pessoa na categorização profissional de médico.

Processos Dedutivos – (Processos descendestes), tenderei a atribuir-lhe determinadas características, a partir da percepção inicial. Essas características são derivaçõesinfuenciadas pelo próprio universo de valores da sociedade em que me integro.
EX: poderei associar a essa pessoa prestígio social, elevado estatuto económico, inteligência, empenhamentp, competitividade, respeitabilidade, etc.

- O psicólogo social Robert Rosenthal foi responsável por uma série de experiências que permitiram associar resultados (desenvolvimento de competências) a expectativas.Essas investigações permitiram enunciar alguns princípios, entre os quais, o “Efeito de Pigmalião” (ou de auto-realização das profecias) segundo o qual as boas espectativas e os comportamentos de estimulação associados, potenciam bons resultados.

ATITUDES - predisposições adquiridas e relativamente estáveis que levam o indivíduo a reagir de forma positiva ou negativa em relação a um objecto denatureza social.

Componentes das atitudes
• Intelectual – o que sabemos ou acreditamos saber acerca de algo (a leitura desenvolve o espírito),
• Emocional – o que sentimos acerca de algo (Aprecio a leitura de bons livros?),
• Activa – o que estamos dispostos a fazer em relação a algo, é o resultado das interacções estabelecidas entre os elementos cognitivos e afectivos (desejo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!