Relações interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Freqüentemente a liderança é definida como uma forma de dominação, ou controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam aliderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados, este conceito vem mudando e liderança passa a ser não apenas dominação ou controle, masum papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.
JUSTIFICATIVA
A liderança pode funcionar de duas formas: ela pode ser uma autoridade delegada, quando o líder é aquele que possui umcargo de liderança, mas não necessariamente lidera, ou influencia, sua equipe; ou a liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipesem, necessariamente, possuir um cargo de liderança.
INTRODUÇÃO
A teoria que define os tipos de liderança de acordo com a personalidade e características do líder é chamada de Teoria dos Traços e foia primeira a ser desenvolvida a esse respeito. Esta teoria se baseia no pressuposto de que a liderança é uma característica nata do líder. Ela não considera os aspectos referentes às diversassituações enfrentadas pelo líder e sua equipe, quando os variados tipos de liderança podem se suceder
DESENVOLVIMENTO
Freqüentemente a liderança é definida como uma forma de dominação, ou controle, baseadano prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados,este conceito vem mudando e liderança passa a ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.
Atualmente liderança não é mais encarada comouma característica apenas, mas como um comportamento e, como tal, é algo que poderia ser aprendido. Não se deve mais focar apenas, o líder, o subordinado e sua relação com aquele, ou mesmo, apenas...
tracking img