Relações interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA:

Empresa Humanizada: a organização necessária e possível

Um novo cenário se mostra presente nas empresas em todo o mundo. Desde a primeira Revolução Industrial até os dias atuais, houve grandes mudanças de ordem política, social e econômica. As empresas estão cada vez mais presentes nas economias dos países, gerando riquezas e status para as sociedades a que pertencem. Nasúltimas décadas do século XX, notaram-se profundas e contínuas mudanças nas áreas tecnológicas e sociais e nas estruturas organizacionais das empresas, procurando atender a uma nova ordem que se aproximava do terceiro milênio, o mercado globalizado, cada vez mais competitivo e maximizando os processos produtivos com consumidores cada vez mais exigentes e as empresas mais competitivas onde a eficiênciaé cada vez mais exigida. De acordo com as tentativas de superar os desafios que são apresentadas no mundo atual buscam–se pela superação das dificuldades para que possam sobreviver. Preocupadas em cumprir o papel ao seu negócio operacional no que diz respeito à produção e a comercialização de bens e de serviços as empresas tem se mostrado negligentes quanto aos fatores que dão sustentação a esseambiente que infelizmente vem ocorrendo ao longo de muitas décadas onde a qualidade de vida,exploração irresponsáveis pelos recursos naturais,considerando apenas os interesses de seus acionistas,diante dessas características do início do século XXI, marcado por desigualdades, desequilíbrios complexos e interdependência necessita de uma reorganização nas práticas comerciais que só contemplam amaximização dos lucros. Hoje é necessário que as empresas voltada para as necessidades da sociedade que os acolhe com um modelo para a sustentabilidade .
Segundo Vergara e Branco,(2001) A gestão empresarial deve se basear em três aspectos básicos: o ambiental, o econômico e o social. A primeira variável diz respeito ao uso racional dos recursos naturais e maximização dos impactos ambientaispositivos no ciclo de vida dos produtos, desde a extração da matéria-prima até a sua disposição final. Mais ainda, a empresa tem de preocupar-se também com os impactos ambientais positivos e negativos de sua atividade produtiva. O aspecto econômico trata da sustentabilidade dos negócios das empresas, que devem buscar o lucro e a remuneração do capital. Já o terceiro ponto leva em consideração aspolíticas de responsabilidade social. Esse tripé é o que deve orientar os gestores das empresas, promovendo a interação com o meio ambiente, a fim de garantir o acesso das futuras gerações aos recursos naturais; com o mercado, para preservar a competitividade e continuidade da empresa; e com seus colaboradores, levando em conta a responsabilidade social. Temos de lembrar, no entanto, que, antes demais nada, é necessário montar um sistema de gestão, com objetivos claramente estabelecidos onde tenha o bem estar de todos sejam preservados. Hoje temos que nos preparar para viver a era emocional, onde a empresa tem de mostrar ao colaborador que ele é necessário como profissional, e antes de qualquer coisa que é um ser humano com capacidades que agregadas à produção da empresa, formarão uma equipecoesa em que o maior beneficiado será ele mesmo com melhoria em sua qualidade de vida, relacionamentos com os pares e, principalmente, o cliente que sentirá isso quando adquirir o produto ou serviço da empresa gerando a fidelização que tanto se busca. O melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e ver gente integrada na organização como matéria-prima principal também é lucro, além deser um fator primordial na geração de resultados. Uma Empresa se torna Socialmente Humanizada e Lucrativa quando seu compromisso de existência transcende os números.
A busca do gestor com visão social tornou-se um paradigma da administração atual, seja de empresas públicas ou privadas.
O mundo atual, conturbado por problemas de toda ordem, não comporta mais o estilo do administrador...
tracking img