Relações interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

VALÉRIA DE OLIVEIRA GOMES

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PORTFÓLIO

Itabirito
2009

VALÉRIA DE OLIVEIRA GOMES

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
PORTFÓLIO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão deRecursos Humanos.

Orientador: Prof. Nádia Brunetta

Itabirito
2009

Atividade de Produção Textual

Objetivo: Propiciar aos alunos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos
adquiridos na disciplina de Relações Interpessoais.

Orientações: Leiam o caso abaixo e respondam as questões propostas. Esta
atividade deverá ser realizada individualmente.

Caso Produtos AlimentíciosCeleste

Além de se colocar ente as mais antigas empresas de uma pequena cidade, a Produtos Alimentícios Celeste é a que emprega maior número de operários. Dedica-se ao fabrico de bens de consumo perecíveis, no caso, produtos alimentícios, ramo que tem sofrido poucas mudanças, seja tecnológico ou de estilo. A produção sofre variações sazonais, mas esse fato é tradicional e tanto a administraçãoquanto os operários consideram-no como característica normal desse tipo de indústria. Há cerca de 500 operários trabalhando na fábrica.
Durante um período de prosperidade econômica, o sindicato dos operários organizou uma greve geral para a melhoria de salário. A greve suspendeu a produção em todas as empresas da indústria alimentícia e os operários da Produção Alimentícia Celeste resolvem aderir. Emtodas as indústrias, a greve se caracterizou pelo aspecto pacífico. Todavia, o mesmo não aconteceu na Celeste, em que se pôde observar alta dose de ressentimento e antagonismo, atos de violência o que acarretou intervenção policial. Ante a intensidade e violência, das reações dos operários, a alta administração ficou preocupada, uma vez que esperava justamente o contrário. Acreditava que osoperários aderissem à greve apenas por questões
de solidariedade. Julgava que a posição de liderança exercida pela Celeste em sua qualidade de empregador, e a intimidade existente entre administração e o resto da organização constituíam fatores de ordem positiva no encorajamento de boas relações e lealdade por parte dos operários. Em conseqüência, a administração concluiu que era possível adotar umanova postura. Tratou-se de formular um plano para atingir as raízes da insatisfação. Como primeiro passo decidiu-se realizar uma pesquisa de opinião de empregados através de uma firma de consultoria. Como havia o problema de entrar em contato com os trabalhadores que se encontravam afastados do trabalho, resolveu realizar uma pesquisa no nível de supervisão, para avaliar as opiniões existentes nacompanhia.
Em entrevista pessoal e informal, os membros, da firma de
consultores faziam duas perguntas a cada um dos supervisores:

1. Por que acha que os operários se mostram tão perturbados com a greve?

2. Tem algum comentário a fazer sobre o seu trabalho nesta companhia?

Garantiu-se que as respostas eram confidenciais e não seriam
identificadas. As respostas foram francas edemonstraram boa vontade em “dizer umas verdades”. Os supervisores entrevistados deram a entender que as razões da atual situação estavam ligadas à direção do anterior Superintendente da Fábrica, o Sr. Grolim. Na sua aposentadoria, Grolim completaria 12 anos de firma. Era entendido em produção, mas pobre como administrador, protegia e favorecia os operários, especialmente seus compatriotas. Ossupervisores diziam que ele nunca instruiu seus subordinados. Acusavam-no de lançar um operário contra o outro, de dominar cada um de maneira a desencorajar o trabalho em conjunto, enquanto, por outro lado, encorajava concorrência desleal entre os supervisores.
Cardoso, o atual Superintendente, fora precedido por três outros. Os supervisores tinham expectativas em relação a Cardoso e esperavam que...
tracking img