Relações interpessoais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ALUNO







INTRODUÇÃO AO CAPITAL INTELECTUAL













cidade
ano



aluno








INTRODUÇÃO AO CAPITAL INTELECTUAL



Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina RelaçõesInterpessoais.


Orientador: Profº ***











cidade

ano


SUMÁRIO










1 INTRODUÇÃO .................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................5,6,7
3CONCLUSÃO...................................................................................8
4 REFERÊNCIAS...............................................................................9

INTRODUÇÃO








O presente trabalho tem por finalidade demonstrar informações sobre este diferencial competitivo identificado nas empresas, o Capital Intelectual. A Contabilidade está diante de uma grande fonte de conhecimentos, agregados às empresas gerandovalores aos produtos e/ou serviços, tornando-se o diferencial para aquelas empresas que estão investindo em Capital Humano.
























CAPITAL INTELECTUAL



O patrimônio imaterial das empresas é um resultado do aumentode funções do próprio capital material e dos agentes que sobre o mesmo atuam para dinamizálo e aumentar-lhe a capacidade de utilidade oueficácia. Por efeito do funcionamento dos capitais e da influência de seus entornos, elementos imateriais, incorpóreos ou intangíveis tendem aformar-se nas empresas.

O CAPITAL INTELECTUAL - corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações, encontrado nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviços, mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário, ao empreendimento, éum capital não financeiro que representa a lacuna oculta entre o valor de mercado e o valor contábil. Sendo, portanto, a soma do Capital Humano e do Capital Estrutural.

CAPITAL INTELECTUAL = CAPITAL HUMANO + CAPITAL ESTRUTURAL

O Capital Humano corresponde a toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiência individuais dos empregados de uma organização para realizar as tarefas. Já oCapital Estrutural é formado pela infra-estrutura que apóia o capital humano, ou seja, tudo o que permanece na empresa quando os empregados vão para casa.
A importância do capital intelectual como fonte de vantagem competitiva e para a performance organizacional é fundamental que os elementos que compõem o capital intelectual da empresa sejam gerenciados de acordo com sua importância dentro dotipo de negócio, levando em consideração as estratégias. Dessa forma, a partir da identificação desses elementos do capital intelectual, as empresas podem gerenciá-los de forma eficiente e eficaz, para uma melhor performance.
Enfim, para uma gestão eficaz do capital intelectual, torna-se fundamental não
somente sua identificação e estruturação, mas também sua mensuração,procurando identificar maisobjetivamente a relação entre o capital intelectual com a performance da organização. O capital intelectual é a principal fonte de riqueza para as organizações, evidencia-se que os gestores devem dar a devida atenção à gestão eficaz desse capital. Assim, a capacidade de identificar, desenvolver, medir, renovar, enfim gerenciar esses ativos intelectuais é um fator determinante para que asorganizações obtenham êxito.
O fato é que as empresas bem-sucedidas estão se transformando em organizações educadoras e em organizações do conhecimento, onde a aprendizagem organizacional é incrementada e desenvolvida através de processos inteligentes de gestão do conhecimento. Nessas empresas, a ARH está totalmente comprometida em incrementar o capital intelectual e aplicá-lo cada vez mais. O...
tracking img