Relações interpessoais nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETE MARTIN LUTHER KING

PROMINP

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

SÃO PAULO
ABRIL DE 2007
ETE MARTIN LUTHER KING
PROMINP – APOIO ADMINISTRATIVO
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS EMPRESAS

EDUARDO VON PAUMGARTTEN
JOSÉ REMILDO MARIA

JOELMA MOURA ALVES

VITOR DOS SANTOS PEREIRA

ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
ORIENTADORA: PROFESSORA THAIZ SANTOS

SÃO PAULO,ABRIL DE 2007
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS EMPRESAS.

OBJETIVO: Pesquisar sobre o desenvolvimento das Relações Interpessoais no ambiente de trabalho.

1 - Introdução:
Quanto mais uma atividade exige que duas pessoas trabalhem em conjunto, mais importante é o tipo de relação de trabalho que se estabelece. Mesmo quando a interação é apenas periférica à atividade, a relaçãointerpessoal pode se tornar um motivo de satisfação ou de frustração e assim afetar todo o trabalho de maneira relevante. Essas questões são às vezes tão fundamentais para a organização quanto à natureza da própria atividade. Boas relações interpessoais contribuem para o sucesso do trabalho. (RH Consultoria JR – UFMG)
2 - Relatório:

2.1 - A Administração de Recursos Humanos Tradicional.

A ARHTse caracteriza, fundamentalmente, por ser instrumental e por seu interesse no comportamento dos indivíduos nas organizações. A organização tradicional do departamento de RH quanto ao aspecto operacional, visa planejar, organizar, dirigir e controlar as funções de procura, desenvolvimento, compensação, treinamento, avaliação e utilização da mão-de-obra, voltadas para os objetivos econômicos eestratégicos da empresa, cujo objetivo é uma mão-de-obra capacitada para o desempenho de uma função pré-estabelecida.

2.2 - Estudos de Liderança.

No início da industrialização, a produtividade de uma empresa era obtida pela coação e a liderança exercida pela força. Depois dos estudos de Elton Mayo surge a Escola de Relações Humanas, uma forma de administração compreensiva do indivíduo emrelação ao meio social, que inovou, à época, afirmando que "o comportamento dos trabalhadores está condicionado não somente a aspectos biológicos mas também a normas e padrões sociais" (FERREIRA et alli, 1997). Também nessa Escola os estudos de liderança surgiram pela sua relação direta com a produtividade e evoluíram na Teoria Comportamental (Behaviorismo). Dentro desse assunto diversos estudiosos têmapontado os diferentes estilos de liderança existentes, sendo os mais conhecidos o democrático, o carismático, o autoritário e o "laissez faire"1. O estilo a ser adotado dependerá do clima organizacional e do grau de interação do líder com o grupo.

2.3 - Estudos de Motivação

A ARHT tem como uma de suas principais preocupações a motivação do indivíduo na organização como o ponto departida da integração e a produtividade da força de trabalho, sendo analisada a nível global e não como uma simples manifestação da personalidade.
A preocupação pela motivação se inicia, também, com os estudos de Elton Mayo, que “propiciaram um cenário favorável à introdução de uma nova abordagem na solução dos problemas de administração, focalizada no processo de motivar os indivíduos para oatingimento das metas organizacionais" (FERREIRA et alli, 1997), nos quais analisa as condições adversas de trabalho impostas pela Administração Científica, concluindo que os operários tendem a reunir-se em grupos informais como fuga dos efeitos da
estrutura formal. Nesses grupos informais, esses trabalhadores conseguem
____________________________________________________________________________________
¹ Estilos de liderança: democrático – que permite a participação dos funcionários no processo de decisão e tenta compatibilizar as diferentes opiniões num denominador comum; carismático – aquele em que o líder imprime sua opinião por seu poder de influenciação sobre os subordinados; autoritário – onde não há a mínima participação dos liderados, sendo que a decisão do líder é...
tracking img