Relações entre a teoria de freud e de jung

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Definições da personalidade:

A personalidade para Freud é constituída por 3 grandes sistemas, os quais originam o comportamento humano através da interação entre estes que raramente operam individualmente, porém um influencia sob os demais.
Para Jung a personalidade total ou psique é constituída em vários sistemas diferenciados, mas inter atuantes.

2)Estrutura da personalidade:
FreudJung
Id: satisfação das necessidades corporais, busca do prazer amoral e impulsional.
Ego: príncipio da realidade
Superego: moralidade interna de consciência Ego: a partir de 4 anos (consciente)
Inconsciente pessoal: informação sem importância, nem sempre reprimida.
Inconsciente coletivo: símbolos “arquétipos” – conteúdo desse inconsciente coletivo, conteúdos no depósito mental permeado deexperiências repetidas por muitas gerações.

3)Dinâmica da personalidade:
Freud Jung
PELO CRESCIMENTO PSICOLÓGICO:
- Psicanálise: procedimento investigativo de processos mentais que são quase inacessíveis por outro modo, sendo método para tratamento de distúrbios neuróticos e coleção de informações psicológicas obtidas gradualmente para revelar complexos reprimidos por desprazer que produzemsinais de resistência para levá-los a consciência.
- Sonho e elaboração onírica: a interpretação dos sonhos ajuda a psique a se proteger e satisfazer-se, para recuperar o material inconsciente que revelam a realização de desejos inconscientes com conteúdos inconscientes.
- Sublimação: processo pelo qual a energia originalmente dirigida para propósitos sexuais ou agressivos é dirigida para novasfinalidades podendo ser de cunho artístico, intelectual ou cultural, reduz as pulsões originais e possibilita o desenvolvimento da civilização.
PELOS OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO:
- Ansiedade: produzida pelo aumento, esperado ou previsto da tensão ou de desprazer em situações ameaçadoras. Pode ser diminuída ao:
a) Lidar diretamente com a situação para superação ou minimização de seu impacto.
b)Deformar ou negar a própria situação, distorcendo a realidade pelo mecanismo de defesa
MECANISMOS DE DEFESA: os patogênicos são:
a) Repressão: afasta da consciência evento, idéia ou percepção provocadores de ansiedade, impedindo qualquer solução possível.
b) Negação: tentativa de não aceitar na realidade um fato perturbador ao ego, transformando os acontecimentos em fantasias com formasabsurdas ao observador objetivo.
c) Racionalização: processo de achar motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis, de modo lógico para eventos que emergem de outras fontes motivadoras.
PELO CRESCIMENTO PSICOLÓGICO:
- Individuação: processo de desenvolvimento da totalidade em direção a liberdade, desenvolvimento do ego-self e integração de partes da psique: ego, persona, sobra,anima ou animus e arquétipos inconscientes. Passos para o processo de individuação são:
a) desnudamento da persona, pois esta mascara e esconde o self e o inconsciente;
b) confronto com a sombra, para aceitação da realidade para distinção para livrar a sua influência e possibilidade de assimilação do material inconsciente pessoal;
c) confronto com anima ou animus como pessoa real para comunicaçãoe aprendizagem;
d) desenvolvimento do self, une a psique com integração ao material consciente e inconsciente.
OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO:
Para cada estágio do processo de individuação, h[a as dificuldades:
a) Identificação com a persona: podem tentar tornar-se perfeitos em excesso, incapazes de aceitar seus erros e fraquezas, com projeção nos outros de aspectos negativos de sua identificação.b) A sombra: pessoas inconscientemente de sua sombra podem exteriorizar impulsos prejudiciais sem nunca reconhecê-los como errados, podendo resultar em atitude moralista e na projeção da sombra nos outros.
c) Confronto com a anima ou animus: traz problema do relacionamento com o inconsciente e com a psique coletiva, pois o conteúdo é o complemento da concepção consciente enquanto masculino...
tracking img