Relações de trabalho e teorias administrativas

Páginas: 28 (6811 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
Relações de Trabalho e Teorias Administrativas
As teorias administrativas modernas surgiram no início do século XX com os trabalhos de TAYLOR e FAYOL, para ficarmos com os autores mais conhecidos. Já de início, sublinho o caráter político dessas teorias afirmando que elas constituem a expressão ideológica de práticas sociais de controle e de dominação no âmbito não só das organizações mas,também, da sociedade.
A ação do nível político no capitalismo tem duas vertentes que incidem sobre dois grandes campos sociais que é preciso distinguir:
• A repressão e o controle sobre os explorados e o desenvolvimento dos mecanismos sociais da exploração tanto dentro quanto fora dos locais de trabalho;
• A coordenação das atividades das unidades econômicas, das instituições sociais em geral e dosvários grupos de capitalistas. Esta vertente implica igualmente práticas de controle e, eventualmente, repressão na medida em que toda classe dominante tem de criar mecanismos internos de autodisciplina que lhe confira a coesão necessária para o exercício do poder.
A primeira vertente incide sobre o campo de extorsão da mais-valia e dos conflitos que daí advém, atuando, portanto no campo da relaçãoentre as classes. A segunda incide sobre o campo da distribuição/apropriação da mais-valia e da regulação das disputas a este nível, além da coordenação do processo econômico global. Atua, portanto, no campo das relações intraclasses capitalistas.

Como se vê, a ação do nível político no capitalismo é não só de grande amplitude como também uma ação que não emana unicamente do aparelho de poderclássico, a que chamamos Estado. Aliás, hoje, cada vez mais, as duas vertentes da ação do nível político processam-se a partir dos centros de poder das próprias empresas e instituições, das maiores e mais poderosas dentre elas, cuja área de atuação extravasa, e muito, os espaços nacionais correspondendo ao processo de globalização da economia.
Mas não é esta a questão em pauta aqui. O que querosublinhar é o caráter político das teorias administrativas. Político no sentido de consistirem em sistematizações dessas duas vertentes da ação do nível político, processando-se diretamente a partir dos aparelhos de poder das grandes empresas e instituições sociais que se desenvolvem fora da esfera formal do Estado. Se no âmbito do Estado temos as teorias políticas tradicionais - tradicionais nosentido de terem o Estado convencionalmente concebido, com o principal objeto de análise -, no âmbito desses outros pólos de poder, inscritos no interior das próprias empresas e instituições, e nas suas inter-relações, temos as teorias administrativas.
Vejamos, então, como no decorrer do século XX as duas vertentes da ação do nível político foram sistematizadas, projetadas e elaboradas pelasteorias administrativas.
Limitar-me-ei a analisar alguns elementos que me parecem centrais nas teorias administrativas elaboradas nas primeiras décadas do século XX para, em seguida, abordar o que considero ser o eixo em torno do qual as teorias contemporâneas vêm-se desenvolvendo, especialmente a partir dos anos 60, inserindo aí a questão da participação.
A Teoria Clássica: Taylor e FayolInicialmente gostaria de referir o processo através do qual uma organização do trabalho tipicamente capitalista foi-se desenvolvendo e se impondo como hegemônica ante as demais existentes.
Esse processo envolveu três inversões básicas:
• A primeira inversão já está inscrita na nova divisão do trabalho na manufatura. Esta divisão não decorre mais de uma hierarquia dos produtores, mas das características doproduto.
• A segunda inversão ocorreu na relação entre o produtor e os instrumentos de trabalho.
Se na manufatura tradicional e no artesanato o trabalhador servia-se da ferramenta, na fábrica ele passa a servir à máquina.
Vale à pena reproduzir um trecho de MARX sobre este momento fundamental no processo de constituição da organização capitalista do trabalho:
"Sendo ao mesmo tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações de trabalho e teorias administrativas
  • Resenha de relações de trabalho e teorias administrativas
  • TRABALHO TEORIAS ADMINISTRATIVAS
  • Trabalho Escolar e Teorias Administrativas
  • As teorias administrativas e a qualidade de vida no trabalho
  • trabalho sobre a teoria cientifica administrativa
  • Teorias administrativas e organização do trabalho na fisioterapia.
  • As teorias administrativas e a qualidade de vida no trabalho e trabalho científico.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!