Relações de poder do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 319 (79573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

A RELAÇÃO SABER-PODER E A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE PORTUGUÊS

Mestrando: Glaucio Ramos Gomes Orientadora: Profª Drª Maria Angélica de Oliveira

João Pessoa, Paraíba (PB) Maio, 2009

1

GLAUCIO RAMOS GOMES

A RELAÇÃO SABER-PODER E ACONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE PORTUGUÊS

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Letras do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, como exigência para obtenção do grau de mestre.

Orientadora: Profª Drª Maria Angélica de Oliveira

João Pessoa, Paraíba (PB) Maio de 2009

2

GLAUCIO RAMOS GOMES

A RELAÇÃO SABER-PODER E ACONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE PORTUGUÊS

Banca examinadora:

__________________________________________________ Profª Drª Maria Angélica de Oliveira (orientadora) __________________________________________________ Profª Drª Ivone Tavares Lucena (examinadora interna) _____________________________________________ Profº Drº Edmilson Luiz Rafael (examinador externo)__________________________________________________ Profª Drº Wanderley Cordeiro de Lima (suplente)

3

DEDICATÓRIA

À dona Clemilda, mainha, pela dedicação solitária na formação desse homem de letras.

4

AGRADECIMENTOS

Certamente que os agradecimentos são maiores do que os aqui postos; mas fico grato a Deus pela força descomunal que Ele me deu para chegar até aqui, a dona Clemilda,mainha, pela dedicação incansável, a Aninha pelas leituras sempre críticas de meu texto, à Angélica pela perspicácia na orientação, aos amigos, França em especial, pelas significativas discussões, aos que disseram: não desista, aos que, hoje distante de mim, constituíram-me com suas subjetividades significativas.

5

RESUMO

O universo da sala de aula – seu espaço, suas leis, seus sujeitos –tem sido analisado por vários ângulos: psicológico, emocional, político, social. Nesse percurso investigativo, nosso objetivo na pesquisa foi proceder a uma análise discursiva dos principais sujeitos desse espaço: professor e aluno. Buscamos, pois, investigar como a assimétrica relação de poder entre esses sujeitos determina suas identidades. Além disso, procuramos enxergar essa constituiçãoidentitária dos sujeitos-escolares a partir dos saberes que resultam da relação de poder estabelecida entre eles na máquina de ensinar – a sala de aula. Como pressuposto teórico de nossa pesquisa, tomamos a Análise do Discurso de linha francesa, principalmente, a discussão apresentada por Foucault acerca da tríade saber-poder-verdade sob a ótica da constituição do sujeito. O corpus de análise resulta dafilmagem e transcrição de 20 (vinte) horas-aula de língua portuguesa em uma turma do 7° ano do ensino fundamental da escola Rotary de Nova Descoberta, localizada em Recife, Pernambuco. As normas para transcrição e suas nomenclaturas específicas estão após o abstract desse texto. Constatou-se com a análise que professor e aluno são mutuamente constituídos pelas práticas discursivas enãodiscursivas (tempo, chamada, disposição dos corpos); que o professor deve compreender que não detém o poder, mas o exerce temporariamente; que a relação de poder em sala de aula constitui e aperfeiçoa saberes pedagógicos; que a sala de aula é um lugar menos democrático do que se imagina. Palavras-chave: Professor-Aluno. Identidade. Poder-Saber. Verdade. Sala de aula.

6

ABSTRACT

The universe of theclassroom - its space, its laws, its citizens - has been analyzed for some angles: psychological, emotional, politician, social. In this investigativo passage, our objective in the research was to proceed to a discursiva analysis of the main citizens of this space: professor and pupil. We search, therefore, to investigate as the anti-symmetrical relation of being able between these citizens...
tracking img